Minas por Região

12h18min - 28 de Novembro de 2013 Atualizado em 17h07min

ProMG já recuperou 75% das rodovias estaduais na região de Passos

Durante quatro anos os trechos serão recuperados e mantidos pela Coordenadoria Regional do DER, com investimentos de R$ 109 milhões

Divulgação/DER
Trechos extensos como o da rodovia MG 184 fazem parte do ProMG na região Sul de Minas

As intervenções do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG) já alcançaram 75% nas rodovias estaduais de Passos, no Sul de Minas. Os 396 quilômetros contemplados vêm sendo recuperados e mantidos no segundo contrato do programa na região, que foi assinado em junho de 2012. Até outubro foi investido R$ 73,7 milhões na recuperação de 342 quilômetros. Durante os quatro anos de contrato serão investidos R$ 109 milhões, beneficiando diretamente 23 municípios.

De acordo com o engenheiro e coordenador da regional de Passos, Célio Borges Silva, trechos extensos como o da rodovia MG 184, no entroncamento BR 265 (Ilicínea) ao entroncamento BR 491 (Areado), com extensão de 58,48 quilômetros, fazem parte do programa e garantem rodovias bem conservadas, com segurança, conforto e redução do tempo de viagem. “Os usuários ficam satisfeitos e identificam a presença do Governo de Minas nas rodovias mineiras que, bem conservadas, facilitam o escoamento da produção e geram mais empregos”, avaliou.

O ProMG busca assegurar aos usuários condições satisfatórias de segurança e trafegabilidade, garantindo que toda a malha pavimentada prevista no programa tenha manutenção continuada. Inicialmente, com duração de dois anos, é executada a recuperação preliminar e funcional em cada trecho. Nos dois anos seguintes é feita a conservação para garantir a qualidade e segurança aos usuários. Os serviços executados são de reciclagem do pavimento, recapeamento, reperfilamento, sinalização horizontal e vertical, roçada, limpeza e caiação dos dispositivos de drenagem superficial, recuperação de passivos ambientais e construção de uma praça de pesagem.

Municípios beneficiados

Alpinópolis, Alterosa, Arceburgo, Areado, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Conceição da Aparecida, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Itamoji, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

Em 2007 foi assinado o primeiro contrato de quatro anos para execução de obras pelo ProMG na região de Passos, através do qual foram investidos R$ 64 milhões na recuperação e manutenção rodoviária de 355 quilômetros de rodovias pavimentadas.

ProMG

A meta do ProMG para 2013 que era recuperar 1.600 quilômetros foi ultrapassada, alcançando 1953, totalizando 7.989 quilômetros desde o início do programa. Atualmente, nove Coordenadorias Regionais do DER/MG - Belo Horizonte, Barbacena, Itabira (incluindo Corredor da MGC-120 e Alimentadoras), Oliveira, Ponte Nova, Formiga, Passos, Ituiutaba e Pará de Minas - estão sob regime de manutenção permanente.

De 2006 até outubro de 2013 foram recuperados 8.342 quilômetros de rodovias estaduais e federais delegadas, com investimentos de R$ 1,9 bilhão. Além do recapeamento das vias, foi reposta toda a sinalização que estava danificada ao longo dos trechos. O ProMG foi criado para garantir a manutenção continuada das rodovias mineiras, permitindo um melhor gasto do recurso público e mais conforto e segurança para o usuário.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com