Minas por Região

11h53min - 05 de Abril de 2013 Atualizado em 18h53min - 29 de Junho de 2013

Representantes de museus e empresários participam do Minas Território da Cultura em Juiz de Fora

Ações visam aumentar investimento e fomentar a cultura na Zona da Mata. A cerimônia de abertura será no dia 11 de abril, na UFJF, a partir das 10h

Na próxima quinta-feira (11), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, dá continuidade ao programa Minas Território da Cultura, lançado em Muriaé, em 7 de março. Trata-se de uma grande ação cultural que vai abranger as 10 macrorregiões do Estado, chamadas aqui de Territórios Culturais. A cerimônia de abertura será realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir das 10h, com a presença da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, que ministrará palestra sobre o programa.

Ao longo de todo o dia estão previstas várias ações. No Museu do Crédito Real, a Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, promove o Encontro Regional de Museus. A atividade é voltada, principalmente, para gestores de museus e tem o objetivo de difundir as competências da Sumav, auxiliando tecnicamente os municípios e iniciativas particulares na abertura e manutenção de museus, proporcionando compartilhamento de experiências e ideias no campo da museologia. O Encontro Regional de Museus servirá também para a definição dos representantes no Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus.

A Superintendência de Interiorização promove, à tarde, na Faculdade de Engenharia da UFJF, a palestra "Metodologia de Atendimento Integrado e Sustentável - M.A.I.S e Projetos Regionais", uma metodologia que prevê a escuta das demandas culturais e, posteriormente, realiza o levantamento das vocações e potencialidades das microrregiões para orientação das políticas públicas. A palestra será ministrada pela superintendente de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura, Manuella Machado.

O encontro conta com a participação do diretor de Assistência Técnica e de Fomento aos Consórcios, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Paulo Mendes. O diretor vai falar sobre planejamento e avaliação da gestão cultural de forma regionalizada, com a elaboração de normas e diretrizes comuns para a realização e financiamento de programas e ações que buscam a sustentabilidade da cultura nos municípios.

À noite, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), acontece o seminário "Investimento Cultural", ministrado por Eliane Parreiras. Trata-se de um encontro voltado para empresários que tem o objetivo de apresentar aspectos relevantes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC), um dos principais mecanismos de incentivo cultural mantido pelo Estado.

Durante o seminário, será apresentado, detalhadamente, todo o potencial da cultura para fortalecer as economias locais, além de explicar aos participantes como se dá o processo de renúncia de ICMS, bem como os procedimentos necessários para o investimento em projetos artístico-culturais conforme o perfil de cada empresa.

Parceiros importantes

Com o objetivo de potencializar as características de cada município, o Programa Minas Território da Cultura conta com a atuação de importantes parceiros. Um deles, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), promoverá várias ações culturais em Juiz de Fora. A partir de terça-feira (10), representantes da entidade vão ministrar palestras, promover mostras de trabalhos acadêmicos, além de realizar a coleta de dados biométricos dos arquitetos e urbanistas da região. No dia seguinte, haverá palestra proferida pelo presidente da entidade, professor Joel Campolina, com o tema "Cultura, Arquitetura e Urbanismo: Um novo tempo".

Minas Território da Cultura

O Minas Território da Cultura é um programa articulado de descentralização da ação cultural que ocorrerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da Secretaria de Cultura e de seus parceiros; incentivar parcerias público-privadas; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.

Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades da Secretaria de Cultura, de seus parceiros e da comunidade local de forma capilarizada, para que diversos municípios da região sejam contemplados. O lançamento do programa para cada território se dará em uma cidade polo, com a presença da secretária de Estado de Cultura, parceiros, gestores, produtores, instituições culturais e artistas.

Integram essa parceria o Sebrae Minas, Fiemg, Sesi, Fecomércio, Sesc, diversas secretarias do Governo de Minas, prefeituras municipais, além de entidades, associações comerciais, grupos teatrais e instituições e festivais culturais locais.

Clique aqui para conferir a programação completa das atividades.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com