18h29m - 08 de Setembro de 2011 Atualizado em 04h39m
Unidades agroecológicas do Estado recebem visita de técnicos para avaliação
BELO HORIZONTE (08/09/11) - Representantes da Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária (Seerf), do Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter-MG) e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio do Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), visitaram 30 unidades do projeto em seis municípios mineiros: Itinga, Jenipapo de Minas, Francisco Badaró, Berilo, Chapada do Norte e José Gonçalves de Minas.
O objetivo da visita foi monitorar, juntamente com representantes do ministério, o trabalho feito por essas famílias na produção da agricultura orgânica. Os técnicos verificam se as implantações foram realizadas com sucesso e se os materiais disponibilizados pelo Iter-MG estão sendo utilizados adequadamente pelos agricultores. Para a coordenadora do projeto, Silvia Contreras, o monitoramento periódico é essencial para avaliar os níveis de produção de cada família. “O foco foi verificar se as unidades estão com os níveis de produção de acordo com o desejado. Trabalhamos para que esses agricultores tenham produções tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização e geração de renda”, explicou.
Agricultura orgânica
O Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável é uma técnica social de baixo custo e alternativa de trabalho e renda para agricultores familiares e assentados, com foco no desenvolvimento sustentável. O programa funciona com a estrutura logística de um galinheiro central, uma horta ao redor, um quintal agroecológico e um sistema de irrigação por gotejamento.
A iniciativa estimula a diversificação da produção e a agricultura orgânica, por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos; reduz a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; apoia o correto manejo dos recursos naturais (água, plantas, solo, energia, luz solar e pequenos animais), evitando o desperdício de alimentos e o tempo do produtor. Além disso, o projeto incentiva a cultura associativa, aumentando as possibilidades de comercialização e o aproveitamento dos recursos humanos e financeiros. As unidades produtivas do programa constituem-se em espaços de aprendizado de práticas orgânicas adotadas em sistemas de cultivo agroecológico.
Mais Acessadas
- Projeto de qualificação profissional da Utramig forma alunos do Sistema de Educação Inclusiva
- Araçuaí abrigará sede de empresa de tecnologia voltada para pequenos agricultores
- Governo de Minas paga primeira parcela do Prêmio por Produtividade
- Antonio Anastasia anuncia nova fábrica da Fiat em Montes Claros
- Governo vai abrir concurso para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
- Antonio Anastasia inaugura o novo Estádio Independência
- Notícias
- Agricultura
- Casa Civil
- Ciência e Tecnologia
- Copa do Mundo
- Cultura
- Economia / Desenvolvimento
- Educação
- Esportes e Juventude
- Fazenda
- Gestão
- Governador
- Governo
- Infraestrutura
- Meio Ambiente
- Minas em Destaque
- Regularização Fundiária
- Saúde
- Segurança / Defesa Social
- Social
- Trabalho e Emprego
- Turismo
- Arquivo Geral
- Minas em Destaque
- Programe-se
- Sites do Governo
- Entrevistas
- Recentes
- Mais Acessadas
- Arquivo Geral
- Governador
- Inicial
- palavra do Governador
- Entrevistas
- Agenda oficial
- Sugestão de pauta
- Galeria
- Pronunciamentos
- Acompanhe
- Rss
- Flickr
- Youtube
- Minas por Região
- Alto Paranaíba
- Campo das Vertentes
- Capital/RMBH
- Central
- Centro-Oeste
- Leste
- Noroeste
- Norte
- Sul
- Triângulo Mineiro
- Vales Jequitinhonha e Mucuri
- Zona da Mata
- Áudios
- Agricultura
- Casa Civil
- Ciência e Tecnologia
- Copa do Mundo
- Cultura
- Economia / Desenvolvimento
- Educação
- Esportes e Juventude
- Fazenda
- Gestão
- Governador
- Governo
- Infraestrutura
- Meio Ambiente
- Regularização Fundiária
- Saúde
- Segurança / Defesa Social
- Social
- Trabalho e Emprego
- Turismo
- Arquivo Geral





