Minas por Região
Trabalho e Emprego | Educação | Trabalho / Social

09h52min - 03 de Junho de 2013 Atualizado em 11h49min - 01 de Julho de 2013

Utramig oferece bolsas de cursos técnicos pelo Pronatec

São 700 novas bolsas para Eletrônica, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Informática, Meio Ambiente e Enfermagem

As inscrições para o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Fundação Utramig estão abertas. O objetivo é oferecer ensino profissionalizante gratuito e de qualidade aos jovens que já foram aprovados no processo de seleção do Pronatec, excedentes do Programa de Educação Profissional (PEP) e demais interessados.

Em Minas, o Pronatec, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), atraiu o interesse de quase 30 mil candidatos. Na Fundação Utramig são oferecidas 700 novas bolsas para os cursos técnicos em Eletrônica, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Informática, Meio Ambiente e Enfermagem.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional, tecnológica. O programa irá expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

De acordo com o presidente da Fundação Utramig, José Murilo Resende, existe um déficit de vagas de trabalhadores, principalmente os de nível técnico especializado. “A Fundação Utramig oferece, junto com o Governo de Minas e governo federal, cursos gratuitos de alta qualidade, que irão trazer mais competitividade para a indústria e desenvolvimento para o Estado”, informa. “É a oportunidade de o trabalhador iniciar ou retomar a carreira”, completa.

Matrículas

Podem se matricular todos que fizeram as provas do Pronatec e os excedentes do Programa de Educação Profissional (PEP). O resultado está disponível no site do Programa. Os candidatos classificados como excedentes também deverão ficar atentos às listagens, pois poderão ser convocados nas próximas chamadas. Alunos do ensino médio de escolas públicas também poderão realizar a pré-matrícula no Pronatec por meio dos telefones (31) 3915-3496 e 3915-3497.

Mais informações no e-mail faleconosco@utramig.mg.gov.br e (31) 3263-7500.

Mapa do site

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato