Academia de Música da Filarmônica vai formar instrumentistas

  • ícone de compartilhamento

Filarmônica de Minas Gerais criou a sua própria Academia de Música, destinada à formação específica de instrumentistas para a atuação profissional em orquestras. A iniciativa, destinada a profissionais de 15 a 30 anos, está com edital aberto até 6/7/2021. São 17 vagas destinadas a pessoas residentes em Minas Gerais. O formulário de inscrição e o repertório exigido estão disponíveis no endereço fil.mg/academiafilarmonica.

Segundo o maestro Fabio Mechetti, a filarmônica é uma das poucas orquestras mundiais construídas, praticamente, do zero. “Em função disso, foi necessário, especialmente nos primeiros anos, em 2008 e 2009, realizar audições para preenchimento de mais de cinquenta vagas de músicos profissionais. Naquele processo, constatamos o imenso talento dos jovens músicos brasileiros, mas, também, o despreparo técnico de muitos deles para o trabalho em orquestra”, explica.

O projeto é realizado pelo Ministério do Turismo, o Governo de Minas Gerais e o Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Academia Filarmônica integra o Programa Vale Música, em que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cultural Vale, atuará na formação qualificada de jovens músicos. 

Novos artistas

A Academia Filarmônica vai integrar a plataforma educacional do Instituto Cultural Filarmônica, possibilitando o aprimoramento técnico-musical de músicos residentes em Minas, por meio do ensino com vistas à prática sinfônica. Assim, será possível criar, no estado, um curso de referência para formação de profissionais qualificados, que terão mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho das orquestras do país. 

Funcionamento

Para o ingresso na Academia Filarmônica serão aceitos instrumentistas com idade entre 15 e 30 anos, residentes em Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas on-line até 6/7. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail academia@filarmonica.art.br.

Todos os jovens músicos selecionados para a Academia Filarmônica receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.500 a fim de contribuir com despesas pessoais relativas a transporte, alimentação e manutenção do instrumento.

Sobre a Filarmônica 

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística. Conduzida pelo regente Fabio Mechetti, a orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, da Europa, da Ásia e das Américas.