Campanha mundial de enfrentamento ao tráfico humano chega a Minas Gerais

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), por meio do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP), o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais e a ONG internacional 27 Million lançam, nesta quarta-feira (27/4), em Belo Horizonte, o movimento Gift Box, que visa fortalecer a rede mundial contra o tráfico humano ao sensibilizar a população para a causa e conscientizar sobre como esse crime afeta diversos países e comunidades ao redor do mundo.

A campanha consiste na instalação, em local público, de uma grande caixa de presente envolta com frases de promessas de uma vida melhor. O objetivo é atrair os passantes para o “presente”, retratando assim a forma de aliciamento usada pelos traficantes de seres humanos. No entanto, ao entrar dentro da caixa, as pessoas se deparam com depoimentos de traficados. Na capital mineira, a ação acontece na Praça da Liberdade, até o dia 27 de junto, sempre a partir das 12h.

Movimento Gift Box

O Movimento GiftBox foi criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, durante as Olimpíadas de Londres em 2012, em cooperação com a United Nations Global IniciativetoFightTrafficking (UN.GIFT), com o objetivo de fortalecer o movimento de ativistas mundiais para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo. No Brasil, o movimento tem se realizado em grandes cidades, promovendo a conscientização e a sensibilização da sociedade, utilizando o recurso da caixa de presente que engana, assim como fazem os traficantes de seres humanos.

Serviço

Data: 27/4

Horário: 11h

Local: Centro Universitário Izabela Hendrix, Sala Multimídia 1, (Rua da Bahia, 2020 – Lourdes/Belo Horizonte).

- Abertura da caixa

Horário: 12h

Local: Praça da Liberdade