Cartilha leva informações a comunidades terapêuticas de Minas

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), iniciou a distribuição virtual da Cartilha de Cuidado e Reinserção Produtiva, destinada às comunidades terapêuticas que acolhem pessoas que usam/abusam e/ou com quadro de dependência química em álcool, tabaco e outras drogas, bem como seus familiares.

O documento tem objetivos como disponibilizar estratégias e ferramentas no campo do cuidado e da reinserção social e produtiva, restabelecer e aprimorar as relações pessoais, sociais e profissionais, além de ajudar na recuperação da saúde física e mental das pessoas acolhidas para tratamento de dependência química nas comunidades terapêuticas. 

Conteúdo

A publicação também contém informações de programas sociais profissionalizantes, como cursos on-line para gestores e acolhidos, e do Qualifica-Se, desenvolvido pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), que atua para fomentar, capacitar e assessorar os beneficiados, multiplicando as competências profissionais e sociais e ampliando as oportunidades de reinserção na sociedade e de geração de renda para os trabalhadores, seja por meio de (re) colocação em vagas de trabalho e/ou pelo empreendedorismo.

No cenário atual de enfrentamento à covid-19, a cartilha reforça que é necessário prezar pela saúde dos acolhidos, adotando estratégias que fortaleçam sua proteção e desenvolvimento. 

O material também traz orientações de prevenção ao coronavírus, detalha cuidados para se evitar a propagação e medidas para fortalecer a imunidade dos acolhidos. Orienta, ainda, a conduta que deve ser tomada por familiares para evitar o contágio e a disseminação do vírus nas comunidades.

A cartilha tem ainda informações e orientações sobre outros benefícios socioassistenciais como o Bolsa Merenda, isenção de pagamento de energia elétrica e Auxílio Emergencial Covid-19, que é fornecido pelo governo federal.