Defensores atuam simultaneamente por teletrabalho em BH e no interior

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Para ampliar as formas de atendimento remoto à população e manter a produtividade durante as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) reestruturou seus sistemas de tecnologia da informação, permitindo mais facilidades no acesso à instituição, sem que as pessoas tenham que sair de casa. Recursos já utilizados para atendimento remoto, como videoconferência, Whatsapp, telefone e e-mail, ganharam reforço dos canais “Agendamento On-line”, “Atendimento Digital” e “Fale Defensoria”. O aplicativo DPMG será lançado nos próximos dias.

O “Atendimento Digital” está implantado na sede da defensoria em Belo Horizonte. Ao chegar ao local, o assistido que tem um caso urgente é orientado para conversar por videoconferência com um atendente, que também está trabalhando remotamente. Se for necessário falar com o defensor, a videoconferência é transferida para ele.

Para o coordenador regional da área criminal da capital, Fernando Luis Camargos Araujo, a nova metodologia oferece um ganho em relação aos atendimentos remotos convencionais, como telefone, Whatsapp e e-mail. “Com a videoconferência, o cidadão que está sendo atendido consegue visualizar a pessoa que o atende, o que gera uma relação de confiança, a pessoa se faz mais entendida e é melhor compreendida em suas demandas”, afirma.

O projeto piloto está sendo implementado em Belo Horizonte e será ampliado para outras unidades da DPMG, inicialmente nas comarcas maiores. A coordenadora do Atendimento da capital, Sílvia Leonel Ferreira, explica que os canais digitais da defensoria têm objetivo de “proteger a vida de usuários, defensores, servidores e estagiários, sem deixar de garantir aos cidadãos vulneráveis o acesso à Justiça para as demandas urgentes”. Ela acrescenta que, para que o cidadão não necessite sair de casa, são disponibilizados ainda números de telefone e e-mail para contato, de acordo com cada área de atuação.

Aplicativo

Já o aplicativo DPMG, em fase final de testes, oferece várias funcionalidades. Para os assistidos, possibilita o agendamento on-line de atendimento. A partir de agosto, as pessoas ainda irão poder acompanhar o andamento de seus processos pelo aplicativo. Outra funcionalidade do app, também prevista para agosto, é que os defensores públicos poderão atuar no Processo Judicial Eletrônico (PJe) – plataforma digital que permite a prática e o acompanhamento do ato processual on-line.

Pelo aplicativo, os defensores poderão consultar os processos dos assistidos e, se for o caso, atribuí-los a alguém da equipe para providências ou encaminhamento. Os dados e as informações disponíveis na seção Transparência do site da DPMG também poderão ser acessados com mais facilidade e clareza pelos cidadãos, que podem preencher os filtros desejados e ter como retorno um relatório específico para a consulta feita.