Dez serviços que a Funed realiza pelo SUS

  • ícone de compartilhamento

No dia 19 de setembro de 1990, foi publicada a Lei 8.080, que regula o Sistema Único de Saúde (SUS), previsto na Constituição de 1988. Trinta anos se passaram e a Fundação Ezequiel Dias (Funed) – vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)  – lista dez serviços prestados à população mineira por meio do SUS. Confira:

1) Produz e fornece para os municípios de todo o estado de Minas Gerais kits de coleta de amostras biológicas para diferentes diagnósticos

Por meio da Divisão de Fabricação de Bioprodutos e Preparo de Materiais, do Instituto Octávio Magalhães da Funed, são produzidos kits de transporte de amostras biológicas para os diagnósticos de:

·         Doenças virais: SARS (covid-19/influenza) e Síndrome Gripal (outros vírus respiratórios);

·         Meningites bacterianas;

·         Difteria;

·         Coqueluche;

·         Tuberculose.

 

2) Realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação

A Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Funed tem 11 grupos de pesquisa ativos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que desenvolvem projetos em diferentes linhas de pesquisa, buscando soluções para problemas de Saúde Pública. 

Por meio desses grupos, a Funed estabelece parcerias nacionais, internacionais e com empresas da área, buscando recursos financeiros e novos produtos para Minas Gerais. Além disso, a fundação possui 37 patentes depositadas, sete registros de marcas, seis registros de softwares, dois certificados de adição, entre outros produtos. 

3) Único laboratório público no país que fornece a vacina contra meningite C para o Ministério da Saúde

A Funed firmou recentemente novo contrato com o Governo Federal, que mantém a fundação como o único laboratório farmacêutico oficial do país responsável pelas doses da vacina meningocócica C para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ao longo de dez anos de parceria, foram mais de 100 milhões de doses da imunização distribuídas no território nacional.

 

4) Realiza diversas atividades de vigilância sanitária

A Divisão de Vigilância Sanitária da Funed é responsável por:

·         Vigilância Laboratorial da qualidade de produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário, como alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, produtos para saúde e água de hemodiálise;

·         Análises físico-químicas e microbiológicas em medicamentos;

·         Investigação laboratorial de surtos e denúncias envolvendo o uso de produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário;

·         Coordenação da Rede Estadual de Laboratórios de vigilância da qualidade da água de consumo, com fornecimento de insumos, gestão da qualidade e treinamento;

·         Realização de ensaios de alta complexidade para complementação das análises realizadas pelo Estado;

·         Monitoramento ambiental do Vibrio cholerae, causador da cólera;

·         Monitoramento da exposição de endemistas à agrotóxicos;

·         Monitoramento da qualidade microbiológica de amostras de tecidos biológicos destinados à enxertia, captados no Estado de Minas Gerais;

·         Análises de resíduos de pesticidas, micotoxinas, organismos geneticamente modificados e enterotoxinas estafilocócicas em alimentos.

 

5) Mantém atividades de popularização e divulgação da ciência

A Funed realiza iniciativas de popularização da ciência voltadas a diferentes públicos. O programa Ciência em Movimento promove exposições itinerantes que percorrem os municípios de Minas Gerais e proporcionam acesso a materiais e atividades educativas, de conteúdo científico e tecnológico, com abordagem lúdica e interativa.

Já o Funed na Escola é um projeto que leva pesquisadores da instituição às escolas para dialogar com alunos sobre ciência e tecnologia e temas como animais peçonhentos, dengue e febre amarela, abelhas, nutrição saudável, resíduos e reciclagem, universo das células e vida saudável. 

A fundação também promove e divulga conteúdos digitais, como tutoriais, enquetes, podcasts e posts veiculados nas redes sociais. 

 

6) Fornece, com exclusividade, o Entecavir ao Ministério da Saúde 

O primeiro medicamento genérico do país para tratamento de infecção crônica do fígado, causada pelo vírus da hepatite B, é fornecido pela Funed ao Ministério da Saúde desde abril de 2020. Já foram produzidos 12 lotes, totalizando cerca de quatro milhões de comprimidos. Ainda neste ano devem ser entregues outros cinco lotes do medicamento.

 

7) Realiza atividades de vigilância epidemiológica e ambiental para prevenção, tratamento e controle de doenças

A Funed realiza diagnóstico de tuberculose e outras micobacterioses, de coqueluche, meningite bacteriana e meningococcemia, de peste, doenças diarreicas e de leptospirose. 

Além disso, a instituição pesquisa genes de resistência, avalia kits comerciais para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana e da doença de Chagas, e faz a titulação de anticorpos anti-rábicos de trabalhadores que exercem atividades ocupacionais de risco. 

 

8) Possui um programa de pós-graduação em biotecnologia

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia tem como área de concentração a Biotecnologia em Saúde. São duas linhas de pesquisa: bioprodutos e bioensaios, e métodos diagnósticos. 

 

9) É provedora de ensaios de proficiência para laboratórios que prestam serviço de interesse à Saúde Pública

A Funed dispõe de ensaios de proficiência - mecanismo de controle que serve para avaliar o desempenho e a competência técnica de laboratórios públicos e privados na realização de ensaios. Com isso, é possível identificar falhas e implementar ações corretivas ou preventivas.

Entre os ensaios oferecidos pela fundação estão os de HIV, doença de chagas, leishmaniose visceral canina (LVC), dengue IgM, leptospirose, microbiologia de água e resíduos pesticidas em alimentos. A Funed ainda é responsável pela habilitação e pela coordenação técnica da rede de laboratórios públicos para o diagnóstico da covid-19 em Minas. 

 

10) Produz, de forma exclusiva no país, a Talidomida

A Funed atua com exclusividade, no Brasil, na produção da Talidomida, principal medicamento usado no tratamento de uma das reações da hanseníase. As entregas são feitas ao Ministério da Saúde, responsável pela distribuição e pelo abastecimento dos comprimidos em todo território nacional. O produto é entregue, gratuita e exclusivamente pelo SUS, não sendo encontrado em farmácias e drogarias da rede privada.

A produção da Talidomida nos laboratórios da Funed teve início em 1973. Hoje, além da hanseníase, o medicamento é indicado para o tratamento de mieloma múltiplo, lúpus, anemia e úlceras aftóides.