Edital #ARteSalva contempla mais de 700 projetos em Minas

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas divulgou, nesta semana, o resultado do edital #ARteSalva – Fundo Estadual de Cultura (FEC), que pode ser acessado neste link. O projeto de fomento às ações culturais no estado registrou grande adesão de municípios do interior, descentralizando as políticas públicas para o setor.  

Dos 722 projetos aprovados, 65,1% (470) são de proponentes do interior de Minas. A outra parcela dos selecionados, de 34,9%, corresponde a 252 projetos de residentes em Belo Horizonte. 

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, os números indicam uma distribuição mais democrática dos recursos públicos. “É fundamental que nossas políticas sejam descentralizadas para que possamos ampliar o alcance a todas as regiões do estado. Tudo isso deve ser aliado ao diálogo com a diversa cadeia da Cultura em Minas. Ainda temos um largo caminho a percorrer, com a desburocratização do acesso como grande meta”, ressalta.

Após aprovados, os projetos ainda serão validados pela Superintendência de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secult. O edital prevê o aporte de R$ 1,9 mil para a realização e execução de vídeos de expressão artístico-cultural, que serão exibidos gratuitamente em ambientes digitais e nas emissoras de rádio e TV do Estado, como a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

O Edital #ARteSalva – Fundo Estadual de Cultura busca estimular produções artísticas e culturais e mitigar os efeitos da pandemia de covid-19 na cadeia produtiva da Cultura em Minas. Ao todo, serão destinados R$ 2,5 milhões em premiações para artistas independentes, bandas, profissionais do circo e demais realizadores. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Cultura, que foi descontingenciado integralmente.