Educação conta com parceiros para entrega de Planos de Estudos Tutorados

Para garantir que o maior número possível de estudantes da rede pública estadual tenha acesso aos Planos de Estudos Tutorados (PETs), principal ferramenta do Regime de Estudo não Presencial, as escolas têm firmado diferentes parcerias. O objetivo é garantir a entrega das apostilas impressas para alunos que não têm acesso aos meios digitais.

Além da colaboração dos policiais militares, a Secretaria de Estado de Educação conta com padres, leiteiros e agentes de saúde, além de diretores das unidades de ensino, como parceiros na empreitada. Policiais que atuam no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na Patrulha Escolar e/ou na Patrulha Rural levam os PETs a localidades de difícil acesso. “É muito bonito ver a união da comunidade para garantir o direito à Educação", destaca a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

A Escola Estadual José Franco, no distrito de São Pedro de Caldas, fica a cerca de 30 quilômetros da sede do município de Caldas. A principal fonte de renda no local é o laticínio. Sabendo disso, a diretora da unidade resolveu fazer uma parceria para entrega do material. “Os leiteiros vão até os bairros para buscar leite e estão levando as apostilas também. Orientamos sobre os cuidados que deveriam ser tomados e ligamos para as famílias para avisar o dia em que o PET vai ser entregue”, conta a diretora Rita Izabel do Carmo Goveia.

Na escola também foi feita parceria com agentes da saúde da família. “Fizemos um mapeamento para ver qual estratégia funcionava melhor para cada aluno e as parcerias estão sendo um sucesso, conseguimos garantir a entrega em tempo recorde”.

Na Escola Estadual Josefina Vieira, em Santa Rita de Minas, a distribuição dos PETs é feita em parceria com Conselho Tutelar, prefeitura, transporte escolar. Até o padre Matias José Pereira está ajudando e levando as apostilas na casa dos estudantes.

Em muitas cidades mineiras, as prefeituras ajudam nas entregas. Na Escola Estadual Romeu Perdigão, em São José do Goiabal, o município disponibilizou carros e motoristas para levar os materiais aos alunos “Essa parceria vem desde o primeiro volume. Se não fossem eles, teríamos dificuldade para alcançar todos os estudantes que não têm acesso à internet”, afirma a diretora da escola Rosilainy Batista.