Escola de Saúde Pública promove seminário virtual com destaque para a telemedicina

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) realizou mais uma edição de seu seminário on-line, desta vez com o tema "Teleconsultas: Atendimento Virtual para Pacientes SUS MG".

Para esta ação virtual, a convidada foi a assessora de Parcerias em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Cláudia Hermínia Lima e Silva, com o debate conduzido pela colaboradora da ESP-MG, Maria Beatriz de Castro, que atua na coordenação de políticas, planejamento e gestão de saúde.

A diretora-geral da escola, Lenira Maia, também participou da discussão, e ressaltou a importância que a telemedicina vem ganhando nos tempos atuais, especialmente agora no cenário da pandemia de covid-19, em que os serviços de saúde são tensionados e, ao mesmo tempo, há necessidade de se evitar o deslocamento das pessoas para garantir o isolamento social.

Teleconsultas

A telemedicina envolve todo o ato médico, mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. Em razão do cenário imposto pelo coronavírus, o Governo de Minas, por meio da SES-MG, lançou em maio o aplicativo Saúde Digital MG – Covid 19.

Divulgação / ESP-MG

No seminário virtual, Cláudia Hermínia falou sobre o aplicativo e das possibilidades oferecidas pela telemedicina. Ela também lembrou que, recentemente, foi sancionada a lei que libera o uso dessa modalidade em caráter emergencial em quaisquer atividades da área de saúde, enquanto durar a crise ocasionada pela covid-19.

Para Cláudia, um dos principais objetivos do aplicativo é permitir "que as pessoas possam ser assistidas pelas equipes de saúde, dentro de suas residências, com segurança, de modo a evitar deslocamentos às unidades de saúde", explica.

Perfil de atendimento

Os médicos que atuam na plataforma Saúde Digital MG são profissionais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e também do exército. Todos são qualificados em alinhamento com os protocolos do Ministério da Saúde.

A assessora de Parcerias em Saúde da SES-MG esclarece que, para este trabalho, não foram retirados médicos que atuam na linha de frente, mas sim aqueles com mais de 60 anos, ou que não estavam podendo atuar diretamente nos hospitais, por terem alguma comorbidade e fazerem parte do grupo de risco da covid-19. em razão disso, não estavam podendo atuar diretamente nos hospitais.

Segundo Cláudia, todo paciente atendido pelo aplicativo recebe, após 48 horas, uma ligação por vídeo do enfermeiro que acompanha o médico. Esse profissional monitora todos os casos e, se houver necessidade, orienta o paciente a realizar novo agendamento com o médico. Na plataforma, os cidadãos também têm acesso a atendimento com psicólogos.

Desafio

Um dos grandes objetivos do recurso virtual é que a informação possa estar cada vez mais presente em todos os 853 municípios mineiros, de modo que a população compreenda que o serviço funciona e tem direito de utilizá-lo. "Como ainda se trata de uma modalidade nova e tudo é muito inovador, esse tem sido nosso grande desafio", indica a assessora da SES-MG.

Os resultados, mesmo assim, segundo ela, têm sido muito positivos, com percepção de engajamento dos profissionais. "Vendo os depoimentos de médicos e pacientes, percebemos que se estabelece um vínculo entre eles. No momento da consulta, o paciente se sente único, já que está ali sem interferências externas, que poderiam ocorrer em um serviço de saúde convencional, por exemplo. E esse vínculo é gratificante para os dois. Entendo que por meio da telemedicina também é extremamente viável gerar esse vínculo, essa empatia", completa.

O webinário transmitido na quarta-feira (8/7) pode ser conferido, na íntegra, no Canal da ESP-MG no Youtube.