Estado oferece formação em mídias digitais para empreendimentos de economia popular solidária

  • ícone de compartilhamento

Nesta quinta-feira (21/5), às 14h, empreendedores da economia popular solidária de Minas Gerais poderão acompanhar um seminário na internet com o tema “Como potencializar as vendas do seu negócio com as mídias digitais”. O objetivo é discutir possibilidades e caminhos para que este público seja capaz de gerar sua própria renda por meio da comercialização on-line dos seus produtos.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e o Sebrae, para assessorar e dar apoio à economia popular solidária. As ações buscam ampliar o conhecimento dos empreendedores em relação às ferramentas digitais disponíveis para a venda dos produtos pela internet. Inicialmente, foi realizado um levantamento das necessidades de cada grupo e, a partir desta semana, uma série de atividades de apoio e formação serão realizadas.

No dia 28/5, o segundo seminário on-line terá o tema “Dicas para organizar as finanças da sua empresa”. Esta edição vai abordar orientações para a gestão financeira dos negócios, buscando identificar as questões mais relevantes para proporcionar renda para estas famílias. 

Nas próximas semanas ainda serão promovidos workshops voltados para a utilização de ferramentas como Whatsapp e Instagram, e metodologias de gestão financeira, que esperam fomentar a comercialização dos produtos. Todos estes espaços de formação serão realizados de maneira on-line e ficarão disponíveis posteriormente nas redes sociais da Sedese e do Sebrae.

Feira on-line

Com a suspensão das feiras de economia popular solidária pelas orientações de enfrentamento à pandemia da covid-19, o Estado buscou como alternativa para a geração de renda destas famílias o fomento à venda dos produtos pela internet. Além desta etapa de assessoramento promovida em parceria com o Sebrae, será disponibilizada uma ferramenta para oferecer os itens de maneira eficiente, divulgando no site da Sedese e nas redes sociais da pasta e do Governo. 

O projeto elaborado pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Sedese pretende diminuir os efeitos da crise e das medidas de isolamento, oferecendo aos trabalhadores uma alternativa de geração de renda que pode ser ampliada e desenvolvida de maneira contínua.

A mobilização começou pelo público que participa mensalmente da Feira de Economia Popular Solidária da Cidade Administrativa. Em seguida, uma parceria com o grupo de estudos Colmeia, da UFMG, permitiu a elaboração de um catálogo virtual dos empreendimentos, que pode ser acessado neste link.