Estado passa orientações para Cultura e Turismo em lives

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) iniciou nesta terça-feira (19/5) o projeto série#SecultAoVivo: um conjunto de lives que compartilham orientações na agenda atual de debates para os setores de Cultura e Turismo.

Os encontros on-line e abertos ao público discutem estratégias para superar os impactos da pandemia e contam com convidados do governo, da sociedade civil e da iniciativa privada. Coordenadas pela Secult, as lives são desenvolvidas em parceria com outros órgãos do governo e entidades representativas das cadeias da Cultura e do Turismo.

A próxima live será nesta quinta-feira (21/5), com o tema Cultura, Turismo e Direito do Consumidor. 

Temas

Entre os temas discutidos estão protocolos de saúde para empreendedores dos setores de Turismo e Cultura, segurança dos prestadores de serviços, processos de certificação, relações de consumo, vetores estratégicos para economia criativa e turismo e valores da cultura em rede.

“Em tempos desafiadores de pandemia e isolamento, as lives têm sido importante instrumento de troca de informação. Convidamos diversos parceiros, secretarias de Estado, conselhos, coletivos, instituições e organizações da sociedade civil e da iniciativa privada para debatermos assuntos de interesse da Cultura e do Turismo. O caminho é sempre unir forças”, ressalta Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Relações de consumo

A live de quinta-feira vai tratar das relações de consumo, abordando procedimentos de remarcação, reembolso e cancelamento de produtos e serviços turísticos e culturais. 

Entre os participantes confirmados estão o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem em Minas Gerais (Abav-MG), Alexandre Brandão; o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais, Paulo Tarso; o ex-presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), Carlos Xaulin; e a assessora jurídica do Instituto Periférico, Daniela Savoy. O encontro terá a mediação da advogada Luciana Atheniense, especialista em direito do turismo e do consumidor.

A live é acessada por meio da plataforma Google Meet e pode ser acompanhada, ao vivo, por até 250 pessoas. Após o evento, o conteúdo fica disponível nos canais da Secult nas redes (página oficial no facebook e youtube).

Próximos encontros

Para os próximos encontros, estão previstos os temas “Gastronomia e artesanato mineiro:  vetores para a potencialização da economia criativa e o turismo” e “Cadeia e valor da cultura e cultura em rede”, com participação de representantes de entidades como a Rede de Artesanato do Vale do Jequitinhonha; do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais; da Frente da Gastronomia Mineira; da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede); da Prefeitura de Belo Horizonte; do Fórum Permanente de Cultura e do Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira.

Live de estreia

A série #SecultAoVivo estreou com a apresentação dos protocolos de segurança do programa Minas Consciente e teve participação do secretário adjunto da Secult, Bernardo Silviano Brandão; do subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Douglas Cabido; do chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), João Pinho; do presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo, Jair Aguiar; da presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais, Magdalena Rodrigues; e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH-MG), Guilherme Sansom.

Na abertura da live, Brandão destacou a importância da parceria entre a Secult e entidades do Turismo e da Cultura do estado. "É importante receber a cadeia produtiva para um bate-papo, expor e entender todas as situações que esses mercados vêm vivendo. É uma oportunidade de trocar ideias e receber conselhos de outras secretarias do Estado; acreditamos que o diálogo é fundamental para escolher quais caminhos tomar”.

Serviço: 

Série de lives #SecultAoVivo

Tema: Relações de consumo nos setores de Turismo e Cultura. Informações sobre procedimentos para remarcação, reembolso e cancelamento de produtos e serviços turísticos e culturais.

Data: 21 de maio (quinta-feira)  

Horário: 9h30

Ferramenta de acesso: Google Meet

Após o evento, conteúdos disponíveis em:

YouTubehttps://bit.ly/2Tl4QKM

Facebook: @CulturaeTurismoMG

Mais informações:  secult.mg.gov.br