Fhemig oferece serviço próprio para atenção à saúde de servidor da rede com suspeita de covid-19

  • ícone de compartilhamento

Resultado de parceria entre o Hospital Eduardo de Menezes (HEM) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o serviço de atendimento ao servidor sintomático respiratório (Sascovid) oferece o primeiro atendimento aos profissionais da Rede Fhemig com sintomas respiratórios e suspeita de covid-19. Até o momento, já foram atendidos 73 funcionários em Belo Horizonte. Do total, três testaram positivo para a doença.

O Sascovid foi criado, em fevereiro deste ano, e, inicialmente, destinava-se apenas aos servidores do Hospital Eduardo de Menezes, referência estadual para o tratamento da covid-19 e primeiro hospital mineiro integralmente destinado ao atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. 

Com o avanço da pandemia, o serviço foi ampliado e, desde abril, oferece atendimento a todos os servidores ativos da Fhemig que atuam na capital. Além disso, foi criado um fluxo próprio para os exames laboratoriais, realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pela Hemominas, com maior rapidez nos resultados. Para as unidades localizadas no interior de Minas, a testagem segue o fluxo estabelecido pelo município-sede.

Funcionamento

O serviço funciona no ambulatório do HEM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos fins de semana e feriados, das 7h às 13h. Servidores com sintomas gripais agudos devem procurar o HEM espontaneamente, após contato telefônico, para orientação sobre o fluxo de entrada no ambulatório e para receber o primeiro atendimento. Nesse momento, são avaliadas as condições clínicas, a necessidade de afastamento do trabalho e realizada a coleta de exames complementares e confirmatórios para a covid-19. 

Contato

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)

(31) 3239 9507 / (31) 3239 9649