FJP discute impactos da pandemia sobre as mulheres

Desde o início de 2020, muitas mulheres se viram em uma situação ainda mais complexa em sua rotina: como conciliar trabalho e cuidado com casa, filhos e parentes durante o período de isolamento social? Os efeitos da pandemia de covid-19 sobre as principais responsáveis pelas funções do cuidado na sociedade são o assunto do próximo encontro virtual da programação especial da Fundação João Pinheiro (FJP) para o mês da mulher.

Com o tema “O Impacto da Pandemia na Vida das Mulheres: Quem Cuida de Quem Cuida?”, o evento será transmitido nesta sexta-feira (19/3), a partir das 17h, pelo canal da FJP no YouTube.

A ideia é possibilitar a discussão a partir de diferentes perspectivas, que vão desde o aprofundamento das desigualdades entre as mulheres, aos impactos das novas formas impostas de educação digital e sua relação com a sobrecarga feminina, especialmente para mães e professoras. O debate também aborda as dificuldades específicas da mulher que vive na periferia e as experiências surgidas para enfrentá-las.

Participantes

A mesa virtual será aberta pela diretora-geral da Escola de Governo da FJP, Maria Isabel Rodrigues, e a moderação será de Jessyka Martins, integrante do Grupo de Estudos Estado, Gênero e Diversidade (Egedi/FJP).

As convidadas são a professora do programa de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Mariana Mazzini Marcondes; a professora efetiva da Prefeitura Municipal de Contagem Mariela Aguiar Villela, doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário; e a educadora social e dançarina Scheylla Bacellar.

Março Mulher

Todos os anos, em março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3), a FJP promove atividades acadêmicas sobre questões pertinentes ao universo feminino. Em 2021, já foram realizados dois debates, e a programação conta com outros três encontros nos dias 19, 26 e 31/3. Todos os eventos do Março Mulher na FJP são planejados pelo Grupo de Estudos Estado, Gênero e Diversidade (Egedi/FJP), que, desde 2014, se dedica à discussão e pesquisa sobre esses temas.

O Impacto da Pandemia na Vida das Mulheres: Quem Cuida de Quem Cuida?

Data: 19/3/2021 (sexta-feira)

Transmissão: clique aqui