Governo de Minas começa série de debates sobre desafios do transporte coletivo

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e o Connected Smart Cities & Mobility começam em 15/4 a série on-line: Os desafios do transporte coletivo de passageiros de Minas Gerais. Em seis blocos, especialistas vão debater e apontar estratégias para projetos em andamento no estado, com objetivo de implementar as melhores práticas sustentáveis, no contexto nacional e internacional.

"Debater a mobilidade urbana em Minas Gerais é extremamente importante, especialmente neste momento de pandemia. O transporte público é serviço essencial e sua melhoria é uma busca constante em nosso estado", destaca o governador Romeu Zema.

As inscrições podem ser feitas neste link .

Para a idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility e CEO da Necta, Paula Faria, a "parceria com o Governo de Minas está alinhada ao nosso propósito de trabalhar de forma colaborativa e integrada aos diversos atores que compõem o ecossistema de cidades e mobilidade urbana no Brasil. Ressalto a importância da conexão entre as ações dos gestores públicos, empresas, entidades e a sociedade civil. Fomentar a implementação de políticas públicas que priorizam o cidadão é o nosso foco”.

Temas

Entre os temas que serão debatidos estão "A regulação dos contratos de transporte: como induzir eficiência e desempenho?"; "As novas experiências regulatórias no transporte coletivo: as novas fronteiras da mobilidade a partir da relação público-privada"; "Tecnologias para a melhoria da fiscalização e controle do transporte coletivo"; e "Os impactos da Covid-19 para o transporte público".

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, avalia a iniciativa: "Nós temos discutido continuamente com as concessionárias a importância da melhoria nos contratos para termos maior segurança jurídica e ofertarmos um serviço de mais qualidade. Esse evento é fundamental para fazermos esse debate e aperfeiçoar, em conjunto, a questão da mobilidade em todo estado".