Governo de Minas disponibiliza cursos on-line para servidores

  • ícone de compartilhamento

Para promover a transformação digital entre os servidores estaduais, o Governo de Minas  vai oferecer capacitações tecnológicas aos funcionários públicos. As formações são feitas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP).

Nesta sexta-feira (4/12), foram abertas as inscrições para os cursos de “QGis”, que abordam conceitos básicos a respeito do sistema de informação geográfica livre, e de “Screen recorder”, em que os alunos aprendem como gravar telas e, dessa forma, criar vídeos explicativos usando a imagem do computador.

As inscrições vão até 10/12 e são limitadas em 200 por curso. Cada formação terá a duração de quatro horas/aula, que podem ser cumpridas entre os dias 14/12/2020 e 21/1/2021. Confira, abaixo, um resumo dos primeiros cursos disponibilizados.

1) QGis

O curso traz conceitos básicos relacionados à cartografia temática, principais tipos de mapas temáticos, elementos gráficos básicos dos mapas e principais convenções cartográficas. Na capacitação, também serão tratadas as ferramentas básicas do QGis, com exercícios práticos para elaboração de um mapa temático. Para se inscrever, clique aqui.

2) Screen Recorder

O Screen Recorder é um software de gravação de tela gratuito e fácil de usar, que permite filmar qualquer área da sua tela, ou salvá-la como uma captura. É uma boa ferramenta para quem busca criar vídeos explicativos, tutoriais e cursos usando a tela de seu computador. O programa permite selecionar uma área específica, ou gravar tudo o que é exibido, inclusive a imagem da webcam.

Entre as diversas funcionalidades do Screen Recorder, estão ferramentas de anotação e desenho, inserção de logomarca, zoom in e upload de gravações no YouTube, Dropbox e Google Drive. Também é possível cortar trechos do vídeo, alterar a qualidade de áudio e imagem e exportar o material em diversos formatos. Para se inscrever, clique aqui.

Outras formações

Nos próximos meses, mais dois cursos serão lançados. Eles serão voltados para a análise e a visualização de dados por meio das linguagens de programação ‘R’ e ‘Python’, consideradas habilidades úteis na concepção e avaliação de políticas públicas e na qualificação do Estado, garantindo entregas mais efetivas à população.

Efetividade

O subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, destaca os esforços para qualificar a prestação do serviço público. “Neste ano, o Governo de Minas atualizou sua Política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Um eixo desse novo documento é a construção de um programa de transformação digital para servidoras e servidores”, ressalta. 

Atualização da política

A nova Política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo de Minas foi apresentada em julho deste ano a mais de 60 órgãos e entidades do poder Executivo. A metodologia, que substituiu a anterior, de 2015, pretende melhorar os serviços públicos, tornando-os mais ágeis e acessíveis, além de proteger e gerenciar a informação com infraestrutura, qualidade e confidencialidade.