Hospital mostra os rostos de quem atua na linha de frente

  • ícone de compartilhamento

Arquivo do HEM/ Fhemig

 

A equipe do Hospital Eduardo de Menezes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), enfrenta diariamente a pandemia da covid-19. A unidade é referência no atendimento à doença em Belo Horizonte e cumpre os protocolos de segurança sanitária rigorosamente. Isso inclui o uso de máscaras de proteção aerossol, fundamental para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus. 

Como forma de humanizar o atendimento e, ao mesmo tempo, homenagear o esforço da equipe, o hospital lançou um projeto que mostra o rosto de quem está ali, todos os dias, cuidando dos pacientes. O “Por trás das máscaras” é um painel de fotos dos profissionais, em poses cotidianas, informais, mas que permitem às pessoas se reconhecerem sem o equipamento de proteção. Todas as fotos, cedidas pelos próprios trabalhadores, são identificadas e constam o nome dos setores onde eles atuam.

A ideia foi conduzida pela psicóloga Andreia Resende dos Reis e pela assistente social Lorene Cristine dos Santos e mobilizou toda a unidade durante os dias que antecederam a abertura da “exposição”. O painel fica exposto até esta quinta-feira (24/9), quando as fotos serão devolvidas aos seus devidos donos.