IEF vai usar sistema eletrônico para solicitação de serviços

Instituto Estadual de Florestas (IEF) passa a usar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do Governo de Minas, para solicitação de serviços. A partir de segunda-feira (27/4), o peticionamento eletrônico será o único meio de solicitação dos serviços do IEF para Cadastro de Plantio, Comunicação de Colheita, Declaração de Colheita Florestal, Intervenção Ambiental, Simples Declaração, Queima Controlada e os serviços de Cadastro e Registro. Com isso, não será mais necessário o deslocamento físico do solicitante até uma das unidades regionais do IEF para protocolo de documentos.

O uso da plataforma atende às diretrizes de prevenção da pandemia de Covid-19. Nesse momento, o atendimento presencial nas unidades do IEF se encontra suspenso para evitar o risco de contágio pelo vírus, no entanto, o peticionamento eletrônico vai permanecer, mesmo após o fim da pandemia. Além disso, a iniciativa tem objetivo de modernizar a prestação de serviços.

A novidade dos pedidos pelo SEI também vale para outras solicitações que não estão enquadradas na lista de serviços específicos. O IEF produziu um manual com o passo a passo para utilização do sistema destinado ao usuário externo. Todas as informação podem ser acessadas pelos links http://www.ief.mg.gov.br/autorizacao-para-intervencao-ambiental e http://www.ief.mg.gov.br/florestas-plantadas.

De acordo com o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, o peticionamento eletrônico dos processos tornará mais ágil a tramitação entre as unidades regionais do órgão ambiental, facilitando o processamento dos atos declaratórios e a emissão dos atos autorizativos. “Também permitirá que o usuário externo acompanhe on-line o andamento dos seus processos. Outra vantagem é que toda a comunicação e os pedidos de informações complementares necessários à conclusão dos processos também serão realizados eletronicamente”, destaca.

Ainda segundo Malard, a adoção integral do sistema também vai eliminar as pilhas de processos de papel, gerando economia aos cofres públicos, devido à racionalização dos recursos e a redução do impacto ambiental.