IMA garante fiscalização da defesa agropecuária em Minas durante pandemia

O suporte da tecnologia é imprescindível para uma gestão de defesa agropecuária cada vez mais modernizada e sustentável. Considerando o enfrentamento à covid-19, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem implantado novas práticas para garantir a permanência de atividades prioritárias e prestações de serviços a propriedades rurais, agroindústrias e outros elos da cadeia agropecuária em todo o estado.

Entre os destaques dos novos procedimentos está a prática da fiscalização remota, que tem sido gradativamente implantada em gerências técnicas, coordenadorias regionais e escritórios. Ela é feita por meio de análise de documentos e dados dos sistemas oficiais, confrontados com normas sanitárias, com objetivo de apurar qualquer possível descumprimento por parte dos fiscalizados.

Uma das situações em que a fiscalização remota pode ser aplicada é no atendimento às normas relacionadas ao trânsito regular de animais. Pelo sistema de defesa agropecuária, os fiscais verificam a emissão e o recebimento da guia de trânsito animal (GTA), os registros de lançamentos de nascimentos e mortes dos animais e as declarações de vacinação do produtor rural.

Efetividade

O diretor-técnico do IMA, Bruno Rocha de Melo, esclarece que a fiscalização presencial permanece para atender a serviços essenciais de natureza operacional, como suspeita e foco de doenças infectocontagiosas e inspeção permanente em frigoríficos. “Os servidores que atuam nos frigoríficos estão trabalhando com equipamentos de proteção, como máscara e álcool” afirma.

Solicitação de serviços

O atendimento presencial nos escritórios do IMA está temporariamente suspenso desde março deste ano. No entanto, diversos serviços estão disponíveis no site do instituto e os funcionários continuam operando por teletrabalho. Produtores, cidadãos, promotores de eventos pecuários, estabelecimentos agroindustriais e comerciais e demais parceiros são atendidos e-mail das unidades do IMA de cada região. O contato dos escritórios pode ser consultado neste link: www.ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades.