Ipem retoma serviço de verificação de radar 

  • ícone de compartilhamento

Nesta segunda-feira (8/6), o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) retoma o serviço de Controle Metrológico de Medidores de Velocidade (radares). O retorno da atividade seguirá todas as medidas sanitárias de segurança contra o coronavírus (covid-19).

Já os serviços passíveis de teletrabalho foram mantidos normalmente, a exemplo de Verificação de Cronotacógrafo (tacógrafo), Credenciamento de Oficinas Permissionárias e Registro de Empresas.

Verificação

 A verificação de radares tem uma importante função no trânsito, pois ajuda a evitar os excessos de velocidade e, consequentemente, os acidentes causados a motoristas e pedestres.

Segundo o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, a vistoria dos radares é realizada por técnicos do Instituto no local em que estão instalados. A velocidade fornecida pelo radar é comparada com a do veículo, verificada por equipamentos de precisão. De acordo com os dados registrados, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Cabe destacar que os motoristas só podem ser autuados por medidores de velocidade que tenham recebido a aprovação da verificação do Ipem. Por este motivo, as autuações devem trazer o número do equipamento e a data da realização da última verificação junto ao Ipem.

A verificação desse equipamento deve ser realizada anualmente ou sempre que o radar passar por algum tipo de reparo. 

Atendimento 

O Ipem informa que o horário de atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Todo o acesso às dependências do Ipem segue as medidas de prevenção à covid-19 e normas de segurança sanitárias. 

A temperatura corporal de funcionários e usuários é medida antes do acesso à unidade e a entrada ao órgão somente é autorizada mediante a utilização de máscaras. Todas as portarias também contam com álcool 70% para a higienização das mãos. 

A Ouvidoria do Ipem segue à disposição dos usuários, no telefone 08000 335 335 ou e-mail ouvidoria@ipem.gov.br.