Laboratório da Unimontes pode ter atividade continuada pós-pandemia

A partir de credenciamento junto à Fundação Ezequiel Dias (Funed), o Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), apto a realizar exames para o diagnóstico da covid-19, foi tema de reunião técnica do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), criado na cidade do Norte de Minas para responder pelas medidas públicas relacionadas à pandemia do coronavírus.

O grupo formado pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, pesquisadores responsáveis pelo LPS, a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Exército e Polícia Rodoviária Federal (PRF), pretende apoiar a manutenção da atividade do laboratório mesmo após a pandemia, num esforço a médio e longo prazo.

A ideia do município, conforme a secretária, é formatar uma proposta técnica para viabilizar recursos de suporte para consumo e custeio do LPS/Unimontes.

“Temos a disposição para discutir o que for importante para ampliar a assistência que a Unimontes oferece à sociedade. Esta é a nossa missão estratégica. Para que o laboratório fosse credenciado, superamos os obstáculos iniciais como a limitação de recursos financeiros, o que só foi possível com parceiros estratégicos e, ao mesmo tempo, com o voluntariado de professores, acadêmicos e pessoas da comunidade”, expôs o reitor.

Os professores André Luiz Sena Guimarães e Alessandra Ericsson de Oliveira Xavier, responsáveis pela coordenação do LPS/Unimontes, fizeram uma explanação sobre os procedimentos adotados até o momento, como os trâmites para a liberação dos recursos doados, capacitação e treinamentos de pessoal, aquisição e a entrega dos insumos e de equipamentos importados. O assessor de Gestão Estratégica e Inovação da Unimontes, Otávio Braga, apresentou números do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência na cidade para a covid-19.