Live da Funed mostra diferença entre malária e covid-19 

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) realiza live sobre diagnóstico parasitológico da malária nesta quinta-feira (24/9), às 10h. A capacitação ganha mais relevância diante da pandemia, já que alguns sintomas da doença podem ser confundidos com os da covid-19.

Promovida pelo Serviço de Doenças Parasitárias do Instituto Octávio Magalhães (SDP/IOM) da Funed, a live é direcionada a profissionais de Saúde que atuam na rede de diagnóstico da malária, realizam exames de microscopia e aos que têm interesse no assunto.

Segundo Jacqueline Iturra, chefe do SDP, o objetivo da palestra não é formar microscopistas para o diagnóstico da malária, como nos cursos presenciais, mas relembrar alguns conceitos para aqueles que já fizeram a capacitação presencial, dar uma noção do diagnóstico a quem nunca fez e oferecer conhecimentos básicos a quem quiser conhecer um pouco mais sobre o diagnóstico da malária.

A palestra será conduzida pelo doutor em Bioquímica e Imunologia Job Alves de Souza Filho, referência técnica em diagnóstico parasitológico e molecular para leishmaniose tegumentar, leishmaniose visceral, doença de Chagas e malária no Laboratório Central de Minas Gerais (Lacen-MG/Funed).

Semelhanças

Job lembra alguns sintomas da malária que podem ser confundidos com os da covid-19 – como febre e dor no corpo – e destaca a importância da capacitação no contexto da covid-19. "No caso da malária, a instrução de ficar em casa pode ser fatal”. Também serão abordados os métodos diagnósticos da malária e o fluxo de diagnóstico e revisão de lâminas em Minas Gerais.

O especialista explica que uma infecção por Plasmodium falciparum, parasita causador da malária, “pode matar dentro de cinco dias após o primeiro sintoma”. O pesquisador acredita que um dos grandes desafios da doença é a realização do diagnóstico e tratamento em, no máximo, 48 horas. “Para isso é necessário descentralizar o diagnóstico para as microrregiões do estado, que requer um profissional qualificado para identificar as centenas de formas possíveis do parasito para dar um diagnóstico confiável”, pondera.

Coordenação

A Funed coordena a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP-MG) e é responsável por revisar 100% das lâminas de pacientes suspeitos de malária em Minas Gerais. O SDP também tem papel de capacitar profissionais para possibilitar a descentralização do diagnóstico parasitológico e distribuir os testes rápidos da malária para todo o estado. Por ser uma doença aguda com rápida progressão, o diagnóstico da malária deve ser descentralizado para o máximo de locais possíveis.

Sintomas

É considerado caso suspeito de malária em área não-endêmica toda pessoa que seja residente ou tenha se deslocado para área onde haja transmissão da doença no período de 8 a 30 dias anterior à data dos primeiros sintomas. Além disso, a pessoa tem de apresentar febre com um dos seguintes sintomas: calafrios, tremores generalizados, cansaço, mialgia; ou toda pessoa testada para malária durante investigação epidemiológica. Pessoas com suspeita devem procurar um serviço médico imediatamente.

Jacqueline Iturra  destaca que, para o diagnóstico parasitológico da malária, é imprescindível a realização de cursos presenciais com prática em microscopia, realizados periodicamente na Funed, sob demanda da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e dos municípios.

“O curso on-line não substitui o curso presencial, mas podemos usá-lo como educação continuada para dar uma base de conhecimento sobre o assunto e, quando for possível retornar os cursos presenciais, já termos uma seleção de profissionais mais capacitados”, afirma.

Para participar da live, basta acessar o canal da Funed no Youtube. Acesse aqui. Será emitido certificado de participação para quem fizer a prova disponibilizada on-line e obter nota igual ou superior a 70%.

Serviço

Live: Diagnóstico parasitológico da malária na pandemia de covid-19

Data: 24/9/2020

Horário: das 10h às 11h

Local: Canal da Funed no Youtube