Máscaras 'face shield' vão reforçar atividades ambientais

Guilherme Paranaíba / Semad

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) recebeu doação de 200 máscaras do modelo face shield – que funcionam como escudo para o rosto – para serem destinadas aos servidores que continuam com atividades de campo durante a pandemia de Covid-19.

Os equipamentos foram doados pela SOS 3D JF, com intermédio da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As máscaras, entregues à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nesta semana, se somam às 300 máscaras que já haviam sido cedidas pelo Gabinete Militar do Governador (GMG), totalizando 500 unidades doadas ao Sisema.

Ação

O projeto SOS 3D JF conta com a participação do engenheiro mecatrônico Allan Landau, do empreendedor da área de desenvolvimento tecnológico Giordano Bruno, da médica Maria Augusta Marques e do empresário Guilherme Franklin, de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Eles se juntaram em uma força-tarefa voluntária para ajudar no combate ao coronavírus, produzindo o modelo de máscara face shield para profissionais de saúde e de outras áreas, de Juiz de Fora e região, que não podem parar durante a pandemia.

De acordo com Allan Landau, a máscara tem duas peças. Um aro ou tiara que se encaixa na cabeça e que segura a segunda parte, uma chapa de acetato, PET ou outro plástico transparente. O trabalho começou com a impressão dos aros em impressoras 3D e doação das chapas de acetato e, atualmente,, conta com parceiros para a produção em escala industrial das duas partes.

Cerca de 17 mil máscaras já foram entregues nas duas fases, com perspectiva de chegar a quase 60 mil. “Quando começamos esse projeto, tinha a ambição de abastecer Juiz de Fora e região, mas tomou maior proporção e, hoje, que o país inteiro está pedindo", conta. "Por issom é uma realização muito grande. Amanhã um de nós pode estar infectado e precisar do profissional que vai usar a máscara. Nada mais justo que tentar contribuir um pouco nesse momento e fazer mais que ficar em casa”, diz Allan.

O secretário da Semad, Germano Vieira, reforça a atuação da SOS 3D JF e de seus idealizadores, e também do deputado estadual Noraldino Júnior, presidente da comissão na ALMG, que contribuíram diretamente para a segurança dos profissionais do Sisema. O material, segundo Vieira, "em breve estará em cada uma das nossas regionais", afirma.

“Queria agradecer ao deputado Noraldino Júnior por ter feito essa ponte com o projeto da SOS 3D JF, de Juiz de Fora, do qual temos como idealizadores o Allan Laudau, a doutora Maria Augusta, o Guilherme Franklin e o Giordano Bruno. A todos esses o meu muito obrigado e em especial ao deputado Noraldino, que veio aqui fazer essa entrega que em breve estará em cada uma das nossas regionais”, diz o secretário.

O deputado Noraldino Júnior elogia o projeto e a iniciativa dos idealizadores, e também a atitude dos servidores que seguem trabalhando em campo nesse momento. “São vocês que estão garantindo a qualidade ambiental em todo o estado", ressalta. Esse importante projeto, complementa o parlamentar, "vai possibilitar que os servidores possam desenvolver o trabalho e garantir a qualidade ambiental com toda segurança”.

Saiba mais sobre o projeto SOS3DJF em www.sos3djf.com.br.