Observatório do Turismo divulga resultado de pesquisa feita com empreendedores do setor

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Para obter um diagnóstico amplo da atual situação do Turismo neste momento crise social e econômica gerada pela disseminação do coronavírus, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) aplicou, por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), uma pesquisa de sondagem junto a empreendedores turísticos do estado e de outras localidades do país. A ação foi elaborada em conjunto com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e articulada com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. 

Entre 13/4 e 27/4 foi disponibilizado, de forma virtual, um questionário com uma série de perguntas, contemplando questões referentes a fluxo, faturamento e emprego nas empresas, tanto no setor turístico quanto na economia criativa. As perguntas foram direcionadas a agências e operadoras, bares e lanchonetes, e aos empreendimentos ligados a eventos, hospedagem, consultoria, restaurantes, atrativos, parques e transportadoras, alcançando Minas Gerais, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados. Mais de quatro mil respostas foram validadas. 

De acordo com a superintendente de Políticas do Turismo da Secult, Flávia Ribeiro, a sondagem foi uma etapa fundamental para que a pasta estude ações que podem ser tomadas para auxiliar a recuperação do setor. “O mais importante foi dar voz aos diversos segmentos do Turismo, não só em Minas Gerais, mas praticamente em todo território nacional. É por meio da compilação das respostas que obtivemos que poderemos, primeiro, entender como o trade tem reagido ao distanciamento social e, depois, o que podemos fazer para reativar as demandas”, comenta.

Números

No período em que o formulário circulou, foram coletadas ao todo 4.921 respostas no Brasil, sendo 1.090 em Minas. Os dados indicam, entre outros questionamentos pontuados pelo OTMG, a situação financeira das empresas durante a pandemia e a perspectiva e as projeções financeiras para os próximos meses. 

Em Minas Gerais, para 32,5% dos empreendimentos, o impacto foi de 100% no faturamento no mês de abril. Para maio, a projeção desse percentual é de 25,8%. Diante do cenário de incertezas, 38,36% afirmaram que não alteraram seus preços. Para aqueles que responderam que diminuíram preços (26,16%), houve redução de até 25%. 

Mais da metade dos empresários mineiros do Turismo estima que a arrecadação anual vá cair em mais de 50%. Apesar das projeções de redução no faturamento, 58% dos entrevistados afirmou que não havia realizado ou não pretendia diminuir o quadro de funcionários.

Na visão de 51,3% dos empreendedores turísticos, a recuperação do setor será mais forte a partir de 2021. Já para 18,25%, essa retomada econômica tende a acontecer ainda neste ano. Com o intuito de mitigar os impactos no setor ao longo desse período, muitos entrevistados pontuaram algumas ações que já estão tomando para manter a atividade aquecida. Entre as iniciativas citadas estão promoções, remarcações, adiamentos de serviços, parcerias com outras empresas, serviços de entrega, comercialização via vouchers, entre outras estratégias.

Projeções

A compilação dos dados também aponta para caminhos mais seguros no Turismo. Uma das estratégias que pode ser adotada pelo setor é o turismo interno e de curtas tendências. Para Flávia Ribeiro, essa alternativa pode apresentar resultados positivos para a recuperação. “Minas Gerais tem um grande fluxo interno de mineiros querendo conhecer seu próprio estado. Isso pode ser muito benéfico para toda a cadeia turística”, destaca a superintendente.

A sondagem realizada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais integra uma série de ações realizadas pela Secult durante a pandemia de covid-19. A pasta também tem monitorado constantemente os efeitos do isolamento social no estado e divulgado, quinzenalmente, esses números por meio do “Boletim do Turismo – Impacto do Coronavírus em Minas Gerais”. Recentemente, a Secult publicou uma série de documentos que vão subsidiar a cadeia turística durante o enfrentamento dessa grave crise e na retomada segura das atividades. Acesse aqui.

Confira aqui o relatório completo com os dados da sondagem empresarial

Confira aqui o relatório com resultados da pesquisa com setores da Economia Criativa