Ouvidoria-Geral do Estado promove o I Encontro Mineiro de Ouvidorias Públicas

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais realiza nos dias 17 e 18 de maio o I Encontro Mineiro de Ouvidorias Públicas. O evento, a ser realizado no Othon Palace, em Belo Horizonte, tem o objetivo de debater a aplicação da Lei 13.460/17 e de articular a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas.

O Encontro conta com o apoio da Ouvidoria-Geral da União, da Ouvidoria-Geral do Município de Belo Horizonte e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO Nacional.

Na programação são destaques palestras do ouvidor-geral da União no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Gilberto Waller, e dos consagrados palestrantes Rubens Pinto Lyra (doutor em Direito Público e Ciência Política) e Antônio Semeraro Rito Cardoso (mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas).

O I Encontro Mineiro de Ouvidorias Públicas envolve 200 municípios, estando representadas 120 ouvidorias estaduais e municipais e 80 serviços similares de atendimento ao cidadão. São esperados representantes de todos os Territórios de Minas Gerais.

Lei 13.460/17

Durante o encontro será debatida a aplicação da Lei 13.460/17 que trata sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública no âmbito nacional, estadual e municipal, além de promover a simplificação e fortalecer o papel das ouvidorias públicas no Brasil.

Está em elaboração, para ser publicado até junho deste ano, decreto elaborado pela Ouvidoria-Geral do Estado em conjunto com a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais do Governo de Minas Gerais, para regulamentar a referida Lei em Minas Gerais e instituir o Sistema Estadual de Ouvidorias, assim como tem feito a Ouvidoria-Geral da União.

Rede Mineira de Ouvidorias

Outra temática a ser abordada no evento será a articulação da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, promovendo a integração técnica entre os envolvidos, revigorando, dessa forma, este importante e democrático instrumento, que são as ouvidorias públicas. As ouvidorias participantes da Rede envolverão os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das ouvidorias municipais, Ministério Público e Defensoria Púbica do Estado de Minas Gerais.

Data: 17 de maio de 2018

Local: Othon Palace- Av. Afonso Pena, 1050 - Centro, Belo Horizonte – MG - Sala Minas Gerais- 3º andar

Credenciamento

14h