Parques de Minas fazem lives durante a pandemia

  • ícone de compartilhamento

Aproximação com o público externo, manutenção da rotina das unidades de conservação e abertura de canal para divulgação da história e curiosidades. As lives realizadas durante a pandemia pelos gerentes de alguns parques estaduais de Minas Gerais, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), já integram a rotina destes espaços.

Com a visitação suspensa como medida sanitária para evitar a propagação da covid-19, as transmissões ao vivo têm aproximado os visitantes das unidades de conservação e proporcionado um momento de troca de informações, conhecimentos e curiosidades.

Nesta quinta-feira (21/5), a partir das 18h, a live será com a gerente do Parque Estadual do Ibitipoca, Clarice Silva. Ela estará acompanhada pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard, e pelo gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinicius Moreira. O tema será a “Gestão de Áreas Protegidas: conciliando conservação e visitação”. O público poderá acompanhar pelo perfil da unidade do Instagram.

Esta será a sexta live promovida pelo Ibitipoca. “O público das live não é só de visitantes. Tem gestores de outras unidades de conservação, guias/condutores de turistas, comunidade local do parque. A experiência tem sido ótima, em uma das lives mais de 300 pessoas acessaram, enviando mensagens com comentários e perguntas”, diz Clarice.

Além da participação durante a transmissão do Ibitipoca, o Parque Estadual do Rio Doce também promoverá uma live, em 29/5, às 19h. O gerente da unidade Vinicius Moreira receberá o zoólogo e PhD em manejo de Biodiversidade, Arnaud Desbiez.

A live terá como tema “Tatu Canastra, uma espécie praticamente extinta na mata atlântica, case do Parque Estadual Rio Doce. Assim como o Ibitipoca, o Rio Doce também trabalha para a realização de novas transmissões para as próximas semanas.

Diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro explica que as lives são um momento de compartilhamento de experiências. “É como se a gente tivesse conseguido colocar as pessoas dentro do parque, mesmo estando cada uma em suas casas. Havendo condições técnicas, podemos pensar em outras maneiras para se fazer as lives”, diz Castro.

O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destaca que os visitantes têm a oportunidade de ampliar ainda mais o conhecimento sobre a gestão que tem sido desenvolvida pelo IEF nas unidades de conservação. “É um momento importante de abrir um debate, mostrando a visão do órgão ambiental sobre diversos temas, e também de discutir sobre como enfrentaremos a nova realidade para a visitação após a crise do coronavírus”, finalizou o diretor-geral.

Suspensão de visitas

A suspensão da visitação nas unidades de conservação administradas pelo IEF em Minas Gerais foi estabelecida pela Portaria 48. A medida começou a valer em 17 de março e não tem prazo estipulado para término. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de conservação, o que pode favorecer a contaminação pelo vírus, conforme determinação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas.