Polícia Militar reforça apoio aos 853 municípios mineiros no combate à covid-19

  • ícone de compartilhamento

Desde o início da pandemia de covid-19, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), como serviço essencial para a população mineira, manteve a missão de proteger a sociedade. Além de apoiar os municípios, com o poder de polícia para a manutenção dos protocolos estabelecidos, a corporação distribuiu milhares de cestas básicas e outros utensílios a comunidades carentes, indígenas e quilombolas. 

Todas as ações foram realizadas em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS): utilização de máscara e manutenção da distância de segurança.

Índices criminais

O trabalho ininterrupto possibilitou, inclusive, a continuidade da redução dos índices criminais em Minas. Segundo o porta-voz da corporação, major Flávio Santiago, a Polícia Militar apoia os municípios garantindo a manutenção dos protocolos estabelecidos e atua na conscientização das pessoas que ainda não estiverem seguindo as medidas de segurança. “Nosso objetivo principal é preservar vidas, e a ação de cada um é fundamental para um resultado final positivo”, destaca.

Integração

Nos últimos meses, a PMMG implementou diversas ações para minimizar os reflexos da pandemia em Minas e adotou, também, medidas de conscientização, inclusive com avisos sonoros nas viaturas. “Numa ação integrada e participativa com as outras secretarias e órgãos do Governo de Minas, conseguimos um dos resultados mais eficientes do país no controle do contágio”, diz o major.

Ele ressaltou ainda que a corporação conseguiu recolher respiradores quebrados de todas as regiões do estado para realizar a manutenção das máquinas, em uma importante parceria público-privada. Após o conserto, a PMMG levou os equipamentos aos locais de origem. “Somos um dos estados modelo no controle da pandemia e no atendimento à população. Agora, com o aumento do contágio, torna-se necessário que continuemos prudentes e vigilantes”, observa Flávio Santiago.