Projeto incentiva bem-estar e melhoria da saúde mental dos servidores na pandemia

  • ícone de compartilhamento

Há um ano, os servidores estaduais de Minas Gerais tiveram suas rotinas transformadas por completo. A pandemia de covid-19 trouxe o distanciamento social, novos protocolos a serem seguidos, a adesão ao teletrabalho e ao ensino remoto. O medo do contágio, somado ao isolamento, trouxe, em muitos casos, o desenvolvimento ou o agravamento de ansiedade, estresse e pânico.

A falta de interação com colegas, a diminuição nas horas de lazer e a não separação entre vida pessoal e profissional cooperam com a improdutividade no trabalho, conforme aponta pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e o Ministério da Economia.

Diante disso, a Diretoria de Recursos Humanos da Controladoria-Geral do Estado (CGE) desenvolveu o projeto “Bem-estar em tempos de covid-19”, para compartilhar ações que promovam a melhoria da saúde física e mental do servidor no período de isolamento social.

O objetivo é incentivar os servidores da CGE e de outros órgãos a relatarem suas experiências, contando uma vivência que mobilizou seus sentimentos e, de certa forma, transformou sua rotina, seus hábitos e trouxeram um novo aprendizado durante o período de isolamento.

A diretora de Recursos Humanos da CGE, Renata Silveira, conta que a prática do crochê proporcionou bem-estar nesse período conturbado. “Nesse período de isolamento comecei a estudar e assistir vídeos para aprender sobre pontos, linhas e agulhas. O crochê virou quase uma prática meditativa”, relatou.

Como participar

Os depoimentos serão compartilhados semanalmente nas redes sociais da CGE. Se você escreveu um livro, adotou um pet, aprendeu artesanato, receitas novas, começou a se exercitar, fez uma horta no quintal ou ajudou em projetos sociais, você pode inspirar muitos colegas. 

Envie seu relato e algumas fotos para ascom@cge.mg.gov.br ou, se preferir, compartilhe uma boa prática em sua rede social e utilize a hashtag  #eumecuidonapandemia. Seu depoimento será compartilhado no Instagram da CGE.