Seapa apresenta ações de enfrentamento à covid-19 na Assembleia Legislativa

  • ícone de compartilhamento

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, apresentou, na quarta-feira (6/5), na Assembleia Legislativa, o Relatório de Ações do Sistema Agricultura no combate à pandemia da covid-19. O documento reúne as principais ações de enfrentamento realizadas pela pasta e por suas vinculadas - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A apresentação fez parte do Assembleia Fiscaliza, iniciativa do Legislativo em que os gestores do poder Executivo prestam informações sobre as realizações dos órgãos no quadrimestre anterior.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação da campanha “Envie um Abraço em Forma de Flor”, que busca aquecer o mercado de floricultura tendo como foco inicial o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10/5). O vídeo de divulgação da ação foi exibido pela TV Assembleia durante a reunião. A casa legislativa anunciou, também, o apoio à iniciativa de fomento à compra de flores com veiculação da campanha.

Ações

A secretária Ana Valentini ressaltou o esforço de todo o Sistema Agricultura para manutenção dos serviços essenciais, com destaque para a produção de alimentos. “Publicamos normativas em relação à pandemia e estamos elaborando relatórios semanais a respeito dos impactos da covid-19 em todo setor. Além disso, temos feito reuniões de câmaras técnicas e acompanhado de perto a movimentação dos preços pagos ao produtor rural”, disse. 

O ponto de atenção da Seapa está nos produtores familiares, que têm enfrentado dificuldades de comercialização. Ainda assim, poucos municípios mineiros apresentaram grande comprometimento de abastecimento devido à chegada da pandemia. “Minas continua mantendo sua participação no valor bruto da produção nacional, com aumento de 14,5% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior”, destacou.

Abastecimento

Questionada pelos parlamentares sobre o risco de desabastecimento, a secretária reafirmou que essa é uma hipótese descartada. “O que pode acontecer é uma eventual elevação no preço de produtos que precisamos importar, como o trigo. É um item que compramos em grande quantidade da Argentina. Mas temos uma agricultura muito diversificada e não vamos ficar sem alimentos”, garantiu. 

Ana Valentini destacou, ainda, os projetos que podem impactar positivamente o setor agropecuário e merecem maior atenção. Um deles é a regularização fundiária, para que o pequeno produtor tenha acesso ao crédito e suba de patamar. Outra questão é o incentivo à irrigação, “que pode triplicar o potencial produtivo de um espaço e permitir a expansão da produção de alimentos sem a necessidade de desmatamento para a abertura de novas áreas de cultivo”. 

Participaram da audiência os deputados Coronel Henrique, presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria; Antônio Carlos Arantes, Inácio Franco, Betinho Pinho Coelho, além do presidente da ALMG, Agostinho Patrus. O subsecretário de Assuntos Fundiários da Seapa, José Ricardo Roseno, também acompanhou a reunião.