Secult discute ações emergenciais para Cultura e Turismo em transmissão ao vivo

  • ícone de compartilhamento

Como planejar a atividade turística dos municípios considerando os impactos da pandemia? De que forma os profissionais que tiram seu sustento da Cultura e do Turismo serão auxiliados pelo governo? Como fazer doações ao movimento Arte Salva? Essas e outras perguntas foram respondidas pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Lêonidas Oliveira, durante transmissão promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nessa quarta-feira (3/6).

O bate-papo on-line faz parte da série “Diálogo AMM” e, com o tema “Cultura e Turismo: ações emergenciais pós covid-19”, foi conduzido pela assessora técnica de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso. O secretário Leônidas Oliveira conversou com os participantes e apresentou as medidas e estratégias da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para enfrentar a crise causada pela pandemia.

“Lançamos o movimento Arte Salva, que é um conjunto de auxílios emergenciais aos profissionais da Cultura e do Turismo de Minas Gerais. Entre as medidas estão a entrega de cestas básicas, que foi definida em função das prioridades levantadas; editais para todas as cadeias produtivas dos dois setores, incluindo a realização de mais de mil lives; suporte para solicitação de crédito do Fungetur junto ao BDMG por empresas de Turismo e Cultura; entre outras estratégias que estão sendo traçadas. Contamos com mais de 50 parceiros para realizar as ações propostas pelo Arte Salva, e pretendemos que elas cheguem a todas as regiões de Minas Gerais”, explicou o secretário.

As doações ao Arte Salva podem ser feitas pelo Projeto Mesa Brasil Sesc, presencialmente, com entregas no Museu Mineiro ou no Servas, ambos em Belo Horizonte. Também é possível ajudar pelo QR Code na imagem abaixo:

Mais informações podem ser conferidas neste link

Pós-pandemia

Sobre as ações da Secult para o período pós covid-19, o secretário detalhou a situação atual das atividades turísticas e culturais em todo o estado. “Minas Gerais está em grande vantagem em relação ao contágio do coronavírus em comparação com seus estados vizinhos e, por isso, já saímos na frente no que diz respeito à segurança das atividades turísticas”, destacou. 

Ele ainda reforçou que é fundamental auxiliar tanto os setores de Turismo e de Cultura, para que ambas as atividades ganhem força e se recuperem. “Cerca de 70% do turismo mineiro é cultural e, inevitavelmente, uma área ‘puxa’ a outra. Para isso, vamos intensificar o marketing dos destinos turísticos mineiros, incentivar as trocas entre municípios vizinhos, fortalecer o intercâmbio entre cidades mais próximas, e contamos com a parceria da AMM”, comentou Oliveira. 

O conteúdo da live “Diálogo AMM” com a participação do secretário Leônidas Oliveira está disponível neste link.