Seminário on-line discute emergência ambiental no cenário da covid-19 

  • ícone de compartilhamento

Com o tema "Gerenciamento de Riscos à Saúde e ao Meio Ambiente em Tempos de Pandemia", o 11º Seminário de Emergência Ambiental registrou mais de 600 participantes. Transmitido on-line durante dois dias (23 e 24/6), o encontro debateu temas como mapa dos acidentes ambientais em Minas Gerais, prevenção de ocorrências com amônia, transporte de produtos perigosos, planos de contingenciamento, riscos para a saúde gerados a partir das emergências, também, riscos sanitários da covid-19, entre outros.

A diretora de Instrumentos de Gestão e Planejamento Ambiental da Feam, Patrícia Fernandes, destaca que trazer as discussões sobre o coronavírus no contexto da emergência ambiental representa mais um diferencial do trabalho da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 Minas), presidida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e organizadora do evento.

“O novo cenário em que vivemos agrega mais um fator de risco a ser gerenciado, dentre os mais diversos já envolvidos na prevenção e resposta às emergências relativas aos riscos tecnológicos ambientais. Isso produz mais um desafio para o Estado no cumprimento de sua função social”, reforça Patrícia, que lidera os trabalhos da comissão.

Presentes na abertura, o presidente da Feam, Renato Teixeira Brandão, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, sinalizaram a importância de se estar atento aos cuidados de saúde para que as emergências ambientais não sejam potencializadas pela circulação do coronavírus.

“O tema central relacionado ao coronavírus é muito oportuno para que possamos saber gerenciar os riscos nesse momento de pandemia”, afirma o secretário. “Esse cenário da pandemia traz novos desafios, e precisamos sempre prezar pela segurança das pessoas que estão participando dos atendimentos da emergência ambiental”, acrescenta o presidente da Feam.

Legislação criminal e processos punitivos no contexto das emergências ambientais e planos de contingenciamento de riscos também foram temas abordados no seminário. 

Ao final do evento, os palestrantes responderam perguntas enviadas via chat pelos participantes e discutiram diferentes abordagens de atuação nos diversos casos possíveis de emergência ambiental. O debate foi mediado pela especialista em Direito ambiental e assessora jurídica da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Juliana de Oliveira Soares.

- A íntegra do Seminário de Emergência Ambiental pode ser conferida neste link.