Seplag lança Rede RH Estratégico

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou, nesta semana, o programa Rede RH Estratégico. O objetivo é aprimorar o trabalho desenvolvido na área de recursos humanos, trazendo impactos positivos, como maior efetividade e agilidade, tanto para os servidores quanto, consequentemente, para os serviços prestados aos cidadãos mineiros. 

O programa, que será desenvolvido de forma colaborativa e conjunta, tem como eixo central o fortalecimento e aperfeiçoamento da comunicação entre a unidade central e as unidades setoriais de RH, de forma que as unidades tenham mais ferramentas para melhorar o trabalho desenvolvido e espaço dedicado para a busca e troca de orientações e informações. Para isso, tornando essa comunicação mais efetiva, é prevista a realização de ações para estimular o desenvolvimento, a interação e o compartilhamento de experiências.

O público-alvo do programa é composto por cerca de cinco mil profissionais que atuam nas unidades setoriais de Recursos Humanos das secretarias, órgãos autônomos, fundações e autarquias de Minas Gerais, além dos mais de 500 servidores que compõem a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp) da Seplag. No dia a dia, essas unidades lidam com processos de RH que impactam na vida funcional de quase 600 mil servidores estaduais.

Inicialmente, a ideia é que quatro frentes de trabalho norteiam o programa: Cursos e Capacitações, Encontros de RH, Mídias Digitais e  Soluções em RH.

O lançamento do Rede RH Estratégico foi feito em 16/9, em evento virtual que contou com cerca de 120 participantes, entre chefes de gabinete e gestores de Recursos Humanos de órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.

Diagnóstico junto aos servidores 

O primeiro passo para estruturar as ações que vão compor cada frente de trabalho do programa Rede RH Estratégico é a realização de uma pesquisa junto a todos os profissionais que atuam nas Unidades Setoriais de Recursos Humanos dos órgãos e entidades. Um questionário será enviado a este público com o objetivo de conhecer cada servidor e servidora, identificando sua qualificação, os processos de RH em que atua, os conhecimentos que detém e os pontos que precisa aprimorar, entre outros assuntos.

A pesquisa será disponibilizada nos próximos dias. Para os servidores que utilizam o Ponto Digital, será encaminhado um e-mail para o mesmo endereço cadastrado no sistema. Os demais profissionais receberão, via gestor da unidade de RH, solicitação para preenchimento da pesquisa. 

O canal para envio de dúvidas, sugestões ou informações sobre a Rede RH Estratégico é o e-mail rede.rhestrategico@planejamento.mg.gov.br