Servidores de Minas são treinados para uso de dados no combate à covid-19

  • ícone de compartilhamento

Com objetivo de aprimorar o uso dos dados sobre a covid-19 na tomada de decisões nas políticas públicas, duas equipes do Governo de Minas iniciaram, nesta semana, o treinamento “Laboratório SGB de Dados para Governo – Edição Covid-19”. Profissionais  das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) foram selecionados para integrar a formação, oferecida pelo Social Good Brasil (SGB) em parceria com o Instituto Humanize. Também participam instituições estaduais de Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O laboratório vai contribuir para o desenvolvimento de competências analíticas, com objetivo de apoiar a tomada de decisões fundamentadas em evidência. Durante dez semanas, as equipes da Seapa e da Sala de Situação da SES-MG vão aperfeiçoar técnicas de tratamento de dados.

Aplicações

“Vamos conseguir transformar dados em informação de mais qualidade e assim, conseguiremos apoiar com mais efetividade a tomada de decisões por parte do Estado”, explica a coordenadora da Sala de Situação da SES-MG, Eva Lídia Arcoverde Medeiros. O órgão atua com análise estatística das bases de dados de Saúde, preparação de gráficos, determinação de indicadores, produção de relatórios e informativos e monitoramento diário de tendências.

O chefe da Assessoria Estratégica (Aest) da Seapa, Daniel Dias Amorim, também está passando pelo treinamento. “Após a inscrição, foi necessário apresentar um projeto para o laboratório. Como a Seapa e suas empresas vinculadas vinham levantando, desde o início da pandemia, informações de produção, agroindústria, comercialização e preços da agropecuária no estado, apresentamos um projeto que busca melhorar a compreensão e a aplicação desses dados para a tomada de decisões”, detalha.