Vale do Aço se articula para o pós-pandemia

Reunir forças e desempenhar projetos conjuntos para a retomada econômica do Vale do Aço no período pós-pandemia foi o objetivo de encontro realizado nesta segunda-feira (25/5), entre secretários de Desenvolvimento Econômico dos municípios da região, equipe da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e Sebrae.

Participaram o diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, o analista do Sebrae, Alessandro Challub, o secretário municipal de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Coronel Fabriciano, Homero Quinete, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Ipatinga, Luís Henrique Alves e o gerente de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo, Hiler Félix.

A aproximação entre as secretarias, ARMVA e Sebrae foi citada pelos secretários como essencial ao progresso significativo da região, principalmente em relação à retomada econômica no período pós-pandemia.

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, salientou que o diálogo aberto contribuirá para que mais ações do Governo de Minas Gerais possam ser direcionadas ao Vale do Aço. “Contamos com as prefeituras no repasse de informações para termos tomadas de decisões mais assertivas no âmbito do Estado para o benefício dos municípios da região”, destacou.

Programas em andamento

Entre os projetos que estão em execução pela ARMVA, que contam com o apoio direto das pastas de Desenvolvimento Econômico e Sebrae, estão o programa de desburocratização “Minas Livre para Crescer” e o programa de atração de investimentos “#VempraMinas”.

Durante o encontro, o programa de desburocratização do Estado foi citado como exemplo que pode servir de modelo para a simplificação de processos em prefeituras municipais da região para favorecer o ambiente de negócios.

Os participantes também salientaram a necessidade urgente de adesão ao programa “Minas Consciente” por parte das prefeituras locais, dado o forte avanço da covid-19 no Vale do Aço.

Elaborado pelo governo estadual, o programa Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco). A ideia é monitorar regiões e sugerir condutas para o funcionamento de serviços  conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação do coronavírus.