Visitas em parques estaduais seguem suspensas

  • ícone de compartilhamento

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) prorrogou os efeitos da Portaria 48, que suspende as visitas em Unidades de Conservação do Estado administradas pelo órgão. A medida é preventiva à disseminação do coronavírus e atende à determinação do art 8º, da Deliberação 47.866, do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas Gerais.

Publicada em 17 de março, com validade para 30 dias, a suspensão, agora, é válida por tempo indeterminado. O IEF afirma que a situação será reavaliada após novas orientações do Comitê.

O objetivo da suspensão é evitar aglomeração de pessoas nas unidades de conservação, o que pode favorecer a contaminação pelo vírus. 

Unidades de Conservação

O IEF administra 93 unidades de conservação no Estado, das quais 21 são abertas ao público. Entre as unidades com visitas suspensas estão reservas conhecidas e de grande procura pela população de Minas, de outros estados e até mesmo do exterior. Caso do Parque Estadual do Ibitipoca, no distrito de Conceição do Ibitipoca, na Zona da Mata. A unidade teve cerca de 90 mil visitantes em 2019 e conta com atrações famosas como a Janela do Céu, o Circuito das Águas e o Circuito do Peão.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Nova Lima, que teve cerca de 50 mil visitantes no ano passado, e as Grutas da Rota Lund, região cárstica mineira famosa por sediar riquezas arqueológicas e paleontológicas. Juntas, as grutas receberam cerca de 80 mil visitantes em 2019.

No Vale do Jequitinhonha, o Parque Estadual do Biribiri, em Diamantina, atraiu cerca de 70 mil visitantes no ano passado.