Estado anuncia implantação de UAI em Viçosa e inicia emissão de carteira de identidade em posto temporário

Atendimento é exclusivo para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) até a inauguração da unidade, prevista para o início de 2026

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), vai implantar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Viçosa, na Zona da Mata. Enquanto a unidade definitiva não é inaugurada, um posto temporário iniciou, nesta segunda-feira (11/8), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O convênio para implantação da UAI em Viçosa foi firmado entre a Seplag-MG e a Prefeitura do município em junho deste ano. O posto temporário funciona exclusivamente para emissão da CIN, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça do Rosário, nº 05, Centro.

Inicialmente, estão disponíveis dois guichês de atendimento, com previsão de ampliação. A capacidade atual é de 20 atendimentos por dia, totalizando cerca de 400 emissões mensais do documento.

O espaço também conta com um terminal de autoatendimento, que disponibiliza mais de 140 serviços, como solicitação da 1ª e 2ª via da CIN, emissão de atestado de antecedentes criminais, emissão de segunda via de contas da Copasa, agendamento para doação de sangue, entre outros.

A estrutura provisória vai beneficiar diretamente a população de Viçosa e de outros seis municípios da região: Paula Cândido, Coimbra, Cajuri, São Miguel do Anta, Teixeiras e Porto Firme.

“O posto provisório em Viçosa garante que a população da cidade e da região já tenha acesso à emissão da nova identidade antes mesmo da inauguração da UAI definitiva. Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão, oferecendo atendimento de qualidade e com mais comodidade, sem que ele precise se deslocar para outros municípios”, destacou a diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel.

UAI Viçosa

A UAI Viçosa irá oferecer diversos serviços à população, como emissão e entrega da CIN, prova de legislação, serviços de veículos e habilitação, emissão e entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), recuperação de acessos à plataforma Gov.br, atendimentos do Procon, Receita Municipal, Ministério do Trabalho e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A previsão é que a unidade definitiva seja inaugurada até o primeiro trimestre de 2026.

Agendamento

O agendamento do atendimento no posto temporário é obrigatório, gratuito e deve ser feito pelos canais oficiais do Governo de Minas: Portal MG, aplicativo MG App e no terminal de autoatendimento disponível no local.



Últimas