Governo do Estado anuncia repasses para finalizar UBS em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha

Com investimento de R$ 600 mil na obra paralisada desde 2014, unidade de saúde vai beneficiar 4 mil pessoas

O governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (10/9), o repasse de R$ 600 mil para a finalização das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pedra Azul, no Vale de Jequitinhonha. Após sete anos paralisadas por falta de recursos, a previsão é a de que as intervenções sejam concluídas em junho de 2022.

Zema ressaltou o trabalho realizado pelo seu governo para conseguir retomar centenas de obras paralisadas por todo o estado e que poderiam melhorar a prestação de serviço para a população.

“Temos reduzido o cemitério de obras em que se transformou Minas Gerais. Ontem, tivemos o prazer de anunciar em Almenara a conclusão também de um Posto de Saúde e hoje, aqui, mais um. São obras iniciadas há muitos anos, algumas há mais de sete, oito anos, que usaram recursos públicos e que geraram, até o momento, zero de benefício para a população. E o que temos feito em Minas Gerais é exatamente isso: resgatado essas obras, muitas delas onde já foram feitos investimentos substanciais”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, destacou a importância de uma UBS para a população.

“O posto de saúde faz diferença no primeiro atendimento, no diagnóstico, para que a gente não precise tratar apenas em hospitais as doenças e a gente consiga prevenir aqui. São mais de 70 UBS com obras paradas desde 2014, e esta é uma delas. Hoje, o recurso já está creditado nas contas das prefeituras tanto de Pedra Azul como de Almenara e elas, junto com o Estado, vão poder entregar à população esta UBS tão importante que vai mudar a vida de tanta gente”, explicou Baccheretti.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Atendimento

A expectativa é a de que 4 mil pessoas, de três bairros (Plataforma, Bonfim e João Pessoas) da cidade, sejam beneficiadas com os serviços médicos prestados. A conclusão da Unidade Básica de Saúde é fundamental para garantir o direito da população à assistência à saúde, com a ampliação do atendimento de qualidade aos moradores da cidade.

O prefeito de Pedra Azul, Márcio Ferreira Souto, disse que a obra era esperada há anos pela população do município. Entre os serviços que serão prestados estão consultas médicas, atendimentos de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, curativos e outros.

“É uma obra que está parada há mais de sete anos. Infelizmente, iniciaram e não finalizaram. Mostramos ao governo a necessidade de construir a UBS, mesmo porque a população é carente deste atendimento e também para não deixar o dinheiro público enferrujando como está aí”, disse o prefeito.

O secretário de Estado de Governo, Igor Eto, falou sobre a importância de o Governo do Estado estar presente nos municípios para ouvir as demandas, entender as necessidades e buscar parcerias juntos aos municípios e aos deputados estaduais e federais para conseguir realizar as entregas necessárias para a população. A demanda da UBS de Pedra Azul, por exemplo, foi apresentada durante uma visita do secretário ao município em maio deste ano.

“Estivemos aqui em Pedra Azul e nos mostraram este esqueleto de obra da UBS, que estava parada, e precisava ser resolvida. E nos comprometemos a voltar aqui somente quando o dinheiro estivesse em conta, porque não iríamos fazer promessa vazia, pois o mínimo que o cidadão de Minas Gerais merece e espera de nós é que a gente seja firme nas coisas que prometemos. Então estamos aqui hoje comemorando o retorno das obras com o dinheiro na conta, o dinheiro existe. E trouxemos o governador para ver que todo o esforço está gerando resultados”, afirmou Igor Eto.

Também participaram os deputados federais Igor Timo e Zé Silva, os deputados estaduais Tito Torres e professor Wendel Mesquita, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, prefeitos e vereadores da região, e demais lideranças regionais e municipais.