Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Programe-se

15ABR

Concurso vai escolher os melhores queijos artesanais da região de Araxá

Sexta-feira | 15/04/2016 | 14:00·Atualizado em 13/04/2016 | 14:19
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

O Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal de Araxá será um dos destaques da Expoaraxá 2016, no Alto Paranaíba. O evento, no dia 15 de abril (sexta-feira), vai escolher os melhores queijos produzidos na região. Os vencedores estarão classificados para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.
 
O concurso regional é promovido pela Emater-MG e conta com a parceria da Prefeitura de Araxá, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e associações de produtores. Os objetivos são valorizar, divulgar e incentivar a produção de queijos artesanais de qualidade na região de Araxá. Ao todo serão 12 participantes de cinco municípios. Todos eles têm suas queijarias certificadas pelo IMA. 
 
Os queijos serão avaliados segundo os critérios: aspecto global, cor, textura, consistência, aroma e sabor. O julgamento será feito por sete jurados. Serão premiados os cinco melhores colocados. 

Queijo Minas Artesanal no Estado
 
De acordo com a Emater-MG, as sete regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal (Serro, Canastra, Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado, Triângulo Mineiro e Serra do Salitre) têm 9.789 produtores, que são responsáveis por uma produção de cerca de 29.897 toneladas de queijo por ano. A Emater-MG orienta os produtores sobre adequações das queijarias, currais e anexos, obtenção higiênica do leite, tratamento de água, controle sanitário do rebanho, boas práticas agropecuárias, boas práticas de fabricação e exigências da legislação vigente. A empresa também exerce um papel importante na mobilização e organização dos produtores. 

Serviço:

Expoaraxá 2016 - Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal de Araxá
Data: 15 de abril (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Parque de Exposições Agenor Lemos/Araxá

Serviço

Data: 15/04/2016

Horário: 14:00