Fundação Hemominas realiza coleta de sangue em Ouro Preto
A Fundação Hemominas realiza sábado (5) e domingo (6), coleta de sangue em Ouro Preto. No primeiro dia, a coleta será das 8h às 16h e no dia seguinte, das 8h às 12h, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Campus Morro do Cruzeiro, no prédio do curso de Medicina. A expectativa da Unidade da Hemominas de Coleta e Transfusão no Hospital Júlia Kubitschek, unidade responsável pela ação, é atender até 260 candidatos a doação de sangue. Toda a população está convidada a participar.
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação.
Serviço
Data: 06/05/2012