Igam lança Mapa de Qualidade das Águas de Minas
CABEÇA:
Mapa da Qualidade das Águas de Minas Gerais aponta que os rios mineiros estão menos poluídos por esgotos e produtos tóxicos. O Índice de Qualidade da Água de 2006 apresentou o melhor resultado nos 10 anos de monitoramento, caindo de 13% para 10% o índice de má qualidade. De acordo com a coordenadora do projeto, Zenilde Guimarães, os rios da Região Metropolitana de Belo Horizonte ainda apresentam grande quantidade de resíduos, principalmente de esgoto doméstico. Ela aponta os resultados da pesquisa.
SONORA:
Zenilde Guimarães
C: “Nós verificamos...”
T: “...metropolitana.”
OFF:
O secretário-adjunto do Estado de Meio Ambiente, Shelley Carneiro, afirma que o Governo de Minas está realizando diversas ações em conjunto com as prefeituras para melhoria da qualidade das águas no Estado, principalmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
SONORA:
Shelley Carneiro
C: “Existe um esforço...”
T: “...querendo.”
NOTA PÉ:
O Mapa da Qualidade das Águas de Minas Gerais monitora 260 pontos de coleta, cobrindo 98% do Estado. A pesquisa relativa ao ano de 2006 foi lançada durante o Fórum das Águas, que acontece até sexta-feira, em Belo Horizonte.
ASSINATURA:
Agência Minas/Repórter Débora Caram
Tempo: 2’20”