Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Áudio

Lançada campanha nacional contra a dengue

Terça-feira | 16/10/2007 | 16:28·Atualizado em 16/06/2013 | 13:49
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

CABEÇA:

Em 2002, o Brasil teve 794 mil casos de dengue. O número caiu para 345 mil no ano passado. Mas, até setembro deste ano, o país registrou 480 mil casos da doença, um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o objetivo de reverter esse quadro, o Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira em Belo Horizonte, a Campanha Nacional de Mobilização contra a dengue. O tema deste ano chama para o trabalho conjunto ao definir que “combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar”. O Secretário de Estado da Saúde, Marcos Pestana, afirmou que, em Minas, os casos também aumentaram e que é fundamental o envolvimento da comunidade para conter o avanço da doença.

SONORA:

Marcos Pestana

C:” A dengue é um grande problema...”

T: “...contra a dengue”.

OFF:

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, chamou a atenção para novas formas graves da dengue e para o aumento dos casos de morte provocada pela doença.

SONORA:

José Gomes Temporão

C:” Essa doença pode assumir...”

T: “...na luta contra essa doença”.

A campanha começa agora, antes das chuvas, período que o mosquito transmissor se multiplica. Os resultados dependem da participação de todos, ou seja, é preciso estar atento à água parada e acumulada em vasos de plantas, caixas d’água, lajes, lixo, pneus, baldes e qualquer outro depósito de água, pois é lá que o mosquito Aedes Aegypiti coloca seus ovos. E procure logo um serviço de saúde no caso dos seguintes sintomas: febre com dor de cabeça e dor no corpo.

ASSINATURA

Agência Minas/repórter Adalberto Silva

Tempo: 3’50’’