Nota - Seguro rural pode ganhar subvenção do Governo de Minas
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, solicita ao Legislativo a apreciação do anteprojeto de lei que autoriza o Governo de Minas a subvencionar o prêmio de seguro rural para os produtores do Estado.
..........
A proposta de subvenção do governo estadual é de 25% do valor do prêmio total de contratação do seguro. Esse prêmio é o pagamento feito pelos agricultores às companhias de seguro para a cobertura de produtos de atividades agrícolas e pecuárias. Atualmente, o governo subvenciona 50% do valor do prêmio do seguro rural. Segundo Gilman Viana, o Governo do Estado quer permitir que os produtores mineiros tenham condições de contratar o seguro, que ainda é muito caro.
..........
Ele destaca que com a subvenção do Governo de Minas, somada à do governo federal, o agricultor vai ter que desembolsar apenas 25% do valor total do prêmio para a contratação do seguro. Após protocolada na Assembléia Legislativa, a proposta do Governo de Minas será convertida em projeto de lei para votação dos deputados em dois turnos. Se o projeto for aprovado, Minas será um dos únicos estados a subvencionar o seguro rural. Atualmente, apenas São Paulo tem o sistema implantado.
++++++++++
Tempo: 1’29”