Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Galeria

Biossegurança é tema de programa de capacitação no Cetec

Sexta-feira | 14/11/2008 | 16:24·Atualizado em 30/06/2013 | 17:48
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (14/11/08) - A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) realizou nesta sexta-feira (14) o Programa de Capacitação de Recursos Humanos “Biossegurança para Unidades de Saúde". O curso foi ministrado pela especialista em Biossegurança da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Maria Helena Savino. Organizado pela Comissão da Qualidade (CMQI) do Cetec, o evento contou com a participação de 25 pessoas de vários setores, dentre eles Recursos da Água; Análises Químicas; Medições Ambientais; de Biotecnologia e Tecnologia Química; Recursos da Terra; e Materiais Ópticos e Eletrônicos.

O objetivo do programa é capacitar os profissionais para enfrentar eventuais riscos a que eles estão sujeitos trabalhando em laboratórios de biologia e química. A capacitação constou de aulas expositivas, estudos de caso e exercícios práticos para terem melhores condições de estabelecer normas gerais de conduta e de segurança.

Segundo a presidente da CMQI e uma das coordenadoras do programa, Márcia Calais, os pesquisadores estão sujeitos a diversos riscos em seu dia-a-dia de serviço. “Algumas situações são perigosas como, por exemplo, a contaminação por microorganismos, acidentes com produtos químicos e durante os trabalhos de campo, nos quais podem acontecer ocorrências de diversos tipos”, afirmou. De acordo com Márcia, a capacitação também enfoca a questão ambiental “O curso está abordando também assuntos de importância ambiental, pois o conceito de segurança é multidisciplinar”, explicou.

O Programa de Capacitação de Recursos Humanos “Biossegurança para Unidades de Saúde" foi idealizado também pela coordenadora do setor de Biotecnologia e Tecnologia Química do Cetec, Mércia Helena dos Santos.