Minas espera vacinar 1,5 milhão de crianças contra a poliomielite
BELO HORIZONTE (20/08/07) – No próximo sábado (25), será realizada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, com o slogan "Segunda dose tem que tomar". Em Minas Gerais, serão distribuídas 2.080.000 doses da vacina, em 7.346 postos de saúde fixos e volantes. Estarão envolvidas 26.500 pessoas e 2.200 veículos nesta segunda fase da campanha. A meta é vacinar 1.560.873 crianças de 0 a 4 anos, o que corresponde a 95% da população nessa faixa etária.
O lançamento oficial da segunda etapa da campanha será às 8 horas, no saguão do 2º andar da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Av. Afonso Pena, 2300 – Funcionários), em Belo Horizonte. No dia, além de levar a criança para tomar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), os pais ou responsáveis também poderão atualizar o cartão de vacinas, caso seja necessário. Devido à grande extensão territorial do Estado, alguns municípios iniciam a vacinação nesta segunda-feira (20), na zona rural, para que toda a população menor de cinco anos seja atingida.
Para proteger o Brasil do risco da doença, é necessário manter coberturas vacinais adequadas - no mínimo 95%. Neste ano, durante a primeira etapa, ocorrida em junho, 90,7% das crianças foram vacinadas. Em todo o país, a meta é vacinar, pelo menos, 16.374.421 crianças com idade entre 0 e 4 anos. Em Minas, a população menor de 5 anos é de 1.643.025, enquanto que, em todo o Brasil, este número chega a 17.236.233.
A Superintendência de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde (SES) se reuniu com representantes das gerências regionais de saúde (GRS) e de secretarias municipais, na semana passada em Belo Horizonte, para falar sobre a importância da campanha e, principalmente, sobre a mobilização. Durante o encontro, a SES convocou instituições, empresários, comerciantes, lojistas, organizações, entre outras entidades que queiram participar da divulgação da campanha, para que ajudem da difusão das informações. Os estabelecimentos que possuírem sistema interno de som poderão, ainda, utilizar o material de áudio preparado para a campanha.
“Sabemos do comprometimento que todos vêm tendo com a campanha e, por isso, pedimos um empenho ainda maior. É importante continuarmos as discussões e, assim, dar seqüência à vacinação, para que ela seja sempre superior à anterior”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luís Felipe Caram.
Imunização
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi criado em 1973, com o objetivo de controlar, eliminar e/ou erradicar as doenças imunopreveníveis, mediante ações sistemáticas de vacinação da população. O programa visa, sobretudo, manter o país livre da poliomielite, do sarampo e da febre amarela urbana; eliminar a ocorrência de tétano neonatal, síndrome da rubéola congênita e rubéola; manter o controle de difteria, coqueluche, tétano acidental, das formas graves da tuberculose e da febre amarela silvestre; e alcançar e manter o controle da hepatite B, caxumba e das infecções pelo hemófilo influenza b.
Em 1980, foi extinta a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, por meio da Portaria nº 55, de 29 de janeiro. Naquele mesmo ano, teve início o Dia Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, em duas etapas anuais. Em 1990, foi adotada a estratégia de multivacinação na campanha contra a pólio. Atualmente, além da VOP, estão disponíveis no Dia as vacinas tetravalente, hepatite B, tríplice viral, contra febre amarela, rotavírus e a dupla adulto.
A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus. É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que existem quatro países pólio-endêmicos, hoje, no planeta: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. De acordo com a entidade, há, ainda, 14 nações com casos confirmados de poliomielite importados, entre eles Angola, Camarões, Congo, Chad, Etiópia, Kênia, Namíbia, Niger, Somália e Indonésia.
2ª etapa da Campanha de Multivacinação 2007:
- N° de postos fixos e volantes: 7.346
- N° de veículos: 2.200
- N° de Recursos Humanos: 26.500
- População de 0 a 4 anos (crianças a serem vacinadas): 1.643.025
- Meta da Campanha: 1.560.873
- Em Belo Horizonte, os números são:
- Postos: 278
- Recursos Humanos: 2.491
- Veículos: 78
- População de 0 a 4 anos: 180.677
- 2.080.000 doses da VOP foram disponibilizadas durante a Campanha
- R$ 575.058,75 foram repassados aos municípios para custeio da Campanha (para as duas etapas)
- Foram distribuídos: seringas, agulhas, 100 mil caixas coletoras de material perfuro-cortante e 10 mil fitas para empacotamento, além de material de divulgação – 100 mil cartazes, 250 mil folder, 13 mil camisas e 28 faixas
- Último isolamento do poliovírus nas Américas: Agosto de 1991, no Peru
- Último isolamento do poliovírus nas Brasil: Março de 1989, no município de Souza, na Paraíba
- Último isolamento do poliovírus em Minas Gerais: Dezembro de 1987, no município de Santa Maria de Itabira
Sem imagens nesta galeria.
Notícia Relacionada
Minas espera vacinar 1,5 milhão de crianças contra a poliomielite