Minas lança Conferência de Políticas Públicas de Juventude
BELO HORIZONTE (11/12/07) - Foi lançada nesta terça-feira (11), em solenidade no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a 1º Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude e instituído o decreto que convoca a conferência na esfera estadual, legitimando o processo e estimulando os municípios mineiros para a realização de suas etapas municipais e regionais. A 1º Conferência será realizada nos dias 14, 15 e 16 de março de 2008, pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio da Coordenadoria Especial da Juventude.
Com o objetivo de fortalecer a relação entre governo e sociedade civil, assegurar uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política pública de juventude, construir propostas e eleger seus representantes, a 1º Conferência tem como tema central “Aqui o Jovem constrói sua história”. E vai trabalhar nove eixos temáticos relacionados à educação, esporte, política participativa, emprego, direitos e discriminação, drogas, sexualidade, mídia e novos sistemas de informação. A etapa nacional acontecerá de 27 a 30 de abril, em Brasília.
Para o coordenador Especial da Juventude, Roberto Tross, Minas tem avançado significativamente na política de juventude e vive um momento singular, propiciado por um espaço legítimo de construção de políticas públicas voltadas aos jovens, que é a conferência. “Minas Gerais terá uma das maiores delegações do país na conferência nacional, com aproximadamente 100 delegados, o que reforça a responsabilidade e compromisso do Estado em realizar um trabalho sério e conjunto”, afirmou o coordenador.
Segundo Tross, o envolvimento de jovens dos 853 municípios mineiros, do Poder Público e de segmentos que militam pela juventude é imprescindível para a realização e o bom desempenho das conferências. “A meta é ter representantes de todas as regiões de Minas Gerais nas conferências estadual e nacional, razão pela qual a Coordenadoria de Juventude tem enviado representantes a todos os municípios e articulado conferências, como a realizada em Porteirinha, em novembro, que envolveu 12 municípios”.
Na avaliação do secretário-adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, a educação é a espinha dorsal na política pública de juventude. “Na 1º Conferência teremos dois eixos que envolvem este tema e que, com certeza, servirão como base na construção das ações voltadas a este importante segmento da sociedade”. Romero reafirmou também o importante papel dos Conselhos Municipais e Estadual da Juventude para dar transparência aos projetos desenvolvidos no Estado de Minas Gerais.
Ações em 2008
Durante a solenidade, Roberto Tross apresentou as ações que serão desenvolvidas pela Coordenadoria em 2008, através do programa Minas Jovem Protagonista. Este programa é um conjunto de 11 ações de fortalecimento e ampliação do protagonismo juvenil em Minas Gerais, que pretende atender mais de 37 mil jovens.
Uma das atividades para o próximo ano é o programa Diálogos da Juventude, que será realizado em parceria com a Rede Mineira da Cidadania e o Programa dos Voluntários das Nações Unidas no Brasil (UNV), e que visa estimular, através do conhecimento dos Objetivos do Milênio, a efetiva participação dos jovens para melhoria da qualidade de vida da sua comunidade.
Notícia Relacionada
Minas lança Conferência de Políticas Públicas de Juventude