Secretário apresenta experiência do Canal Minas Saúde
BRASÍLIA (17/03/10) - O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, apresentou nessa terça-feira (16), no III Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília, um trabalho que demonstra como é possível usar a tecnologia da comunicação para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). “A implantação do Canal Minas Saúde e o uso da educação à distância como estratégia para garantir a qualificação no âmbito do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais”, foi o tema do trabalho apresentado.
O estudo estava inserido dentro do painel 24 - tecnologia da informação e de comunicação aplicada ao Sistema Único de Saúde de Minas Gerais: governança e inovações - que contava também com outros três trabalhos de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Conforme o secretário Antônio Jorge, o grande desafio enfrentado para conseguir criar o Canal Minas Saúde foi “conseguir capacitar 40 mil profissionais de saúde nas linhas-guia de atenção primária e gestores da saúde e implementar ações de promoção da saúde voltadas às pessoas que frequentam as unidades de atenção primária à saúde, isso tudo em apenas quatro meses, em meio a uma crise mundial”, destacou.
O Congresso, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), acontece até esta quarta-feira (17) e tem como proposta promover um debate qualificado que assegure a construção de um Estado baseado na eficiência, na qualidade e orientado para as transformações que a sociedade brasileira reclama e anseia do setor público, em todos os níveis e esferas do poder.
Este ano, foram inscritos 488 trabalhos e 201 conseguiram ser selecionados. Minas Gerais é o Estado com o maior número de textos escolhidos, 42, sendo que deste total, 11 são da SES, ou seja, cerca de 30% do material que será apresentado por Minas, conta com a participação da saúde estadual, demonstrando que a gestão mineira é modelo para outros estados.
De acordo com o assessor de Gestão Estratégica da SES, Francisco Tavares, que também é autor do trabalho do Canal Minas e de outros da SES apresentados, o Congresso foi uma boa oportunidade para conhecer as experiências de gestão de outros estados e também para trocar informações. “É um momento propício para discutir ideias, conhecer novos modelos de gestão e aprimorarmos o nosso”, completa.
Canal Minas Saúde
O Canal Minas Saúde é uma das maiores redes de TV coorporativa do país. Foi criada em outubro de 2008 e é responsável pela qualificação à distância das referências técnicas em saúde de Minas Gerais. Trata-se de uma experiência inovadora no país e tem o reconhecimento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). As transmissões feitas ao vivo são interativas e tem como ferramentas de apoio um call center, internet e fax. Tem também um portal (Portal Minas Saúde), no qual o aluno tem acesso ao conteúdo integral das aulas.
Hoje, tem cerca de 40 mil alunos e cerca de quatro mil antenas instaladas em todo o Estado (unidades básicas de saúde, gerências regionais de saúde, centros viva vida e centros de referência de idosos). Já são três mil Unidades de Atenção Primária à Saúde; 28 Gerências Regionais de Saúde, 853 Secretarias Municipais de Saúde; 27 Centros Viva Vida; 64 Unidades do projeto Farmácia de Minas; 150 Hospitais; outras instituições como UFMG/ESP-MG/AMMG. A previsão é de que até o final deste ano sejam cinco mil pontos em funcionamento.

Notícia Relacionada
Secretário apresenta experiência do Canal Minas Saúde