VÍDEO: Agência Minas apresenta série de vídeos sobre o Mineirão nesta semana
Faltam cinco dias para a entrega das obras do Mineirão e, durante esta semana de muita expectativa, a Agência Minas traz ao internauta uma série de quatro vídeos, sendo um por dia, com diferentes enfoques sobre o “Gigante da Pampulha”.
A primeira reportagem é sobre a história do estádio, cuja construção começou no fim da década de 1950 e durou seis anos. Mais de 5 mil trabalhadores se dedicaram dia e noite para cumprir os prazos de entrega no terreno junto à Lagoa da Pampulha, doado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O estádio foi projetado em 28 setores interdependentes, em uma época em que a engenharia contava com não mais do que “algumas máquinas de calcular” para apoiar o trabalho. Ex-funcionários das obras se recordam até hoje daquela época, com saudades. “Fui encarregado de concreto, armação, carpinteiro. Eu conferia tudo. Fui eu quem marcou o gabarito da cobertura”, recorda, orgulhoso, o aposentado Olair Diniz, de 71 anos.
Em 5 de setembro de 1965, a região da Pampulha, na capital mineira, recebeu o Estádio Minas Gerais, que mais tarde passou a se chamar Estádio Governador Magalhães Pinto - o Mineirão. A inauguração repercutiu em toda a imprensa mineira.
Segunda maior arena do país, com capacidade para 130 mil pessoas, o Mineirão foi cenário de jogos históricos e mudou a história do futebol em Minas.
Clique no vídeo ao lado para conferir a história desta imponente obra que marcou a história e a cultura de Minas e acompanhe novas reportagens nos próximos dias.