Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Vídeo

VÍDEO: Entrevista do governador no lançamento do Projeto Terminais Metropolitanos de Integração

Quarta-feira | 30/01/2013 | 12:38·Atualizado em 18/11/2013 | 09:20
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

O governador Antonio Anastasia lançou, nesta quarta-feira (30), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o Projeto Terminais Metropolitanos de Integração. O objetivo é melhorar o transporte público de passageiros e aumentar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), reduzindo o tempo de viagens e encurtando as distâncias. Foram anunciados investimentos da ordem de R$ 187 milhões feitos pelo Governo de Minas no programa.

Durante a solenidade o governador assinou despacho governamental determinando à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e ao Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop) que tenham por prioridade, no âmbito do Projeto Terminais Metropolitanos de Integração, a adoção de providências necessárias para a construção de terminais nos municípios de Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sarzedo e Vespasino, além da construção e reforma de terminais em Belo Horizonte, contemplando ações de melhorias em seus entornos e vias de acesso.

Terminais

Serão 13 terminais de integração na RMBH. Os locais para a construção dos terminais foram escolhidos tendo em vista reduções de percursos, tempo de viagem e número de veículos em circulação no centro da capital; minimização dos custos de obra e do impacto em áreas residências. Os usuários serão levados por linhas alimentadoras até os terminais, onde poderão optar por linhas expressas ou semiexpressas para chegar à região central da capital mineira.

O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte está implantando o BRT. Desses 13 terminais, sete comporão o sistema BRT: Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária.

As linhas troncais do BRT utilizarão os corredores que estão sendo construídos nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado. Ao longo destas avenidas serão instaladas estações, equipadas painéis informativos de chegadas e partidas dos ônibus e câmeras de vigilância. A validação do acesso é feito fora dos veículos em catracas de acesso às plataformas, que serão elevadas para um embarque em nível.

Os terminas são:

- Contagem (3) - Darcy Ribeiro, Cidade Industrial e São Joaquim

- Vespasiano (1) - Morro Alto

- Santa Luzia (1) - São Benedito

- Ribeirão das Neves (2) - Justinópolis e Bairro Jardim Colonial

- Ibirité (1) - Ibirité

- Sarzedo (1) - Sarzedo

- Belo Horizonte - construção do Terminal Bernardo Monteiro (Região Hospitalar) e reforma e modernização de três (Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária, que se transformará em um terminal central de BRT).

Novos veículos

As empresas concessionárias das linhas de ônibus metropolitanas investirão outros R$ 200 milhões na aquisição de ônibus adequados ao atendimento e funcionamento dos terminais. Serão adquiridos 150 veículos articulados equipados com ar condicionado, GPS, painéis informativos e avisos sonoros que orientam os passageiros sobre as paradas.